Considerada uma das maiores entidades normativas do mundo, a ASTM International, sediada no estado americano da Pensilvânia, é atualmente responsável pelo desenvolvimento, manutenção e publicação de mais de 12 mil normas técnicas. Tais normas são utilizadas por diversos segmentos industriais e tecnológicos para garantir a qualidade e segurança de uma variedade imensa de produtos e materiais. Os membros técnicos da ASTM representam a indústria, entidades governamentais,  consumidores e a academia, assegurando os elevados padrões de qualidade. É o que explica o professor Claudio Ruggieri, do Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica (Poli) da USP, que integra o Comitê Técnico Fracture and Fatigue, como membro efetivo, com direito a voto e proposições técnicas há mais de 10 anos. “Creio ser interessante aos demais docentes da Poli, mas, principalmente aos alunos, fornecer uma visão geral sobre o Comitê’’.

O Comitê E08 foi formado em 1993 e reúne-se duas vezes por ano, em maio e novembro, com cerca de 75 membros frequentando dois dias de reuniões técnicas e um ou dois dias de workshops e simpósios. Os comitês representam o pilar fundamental do desenvolvimento de uma grande variedade de normas técnicas, desde a especificação de diversos materiais, métodos de testes e ensaios, até produtos médicos e farmacêuticos, de forma independente, isenta e seguindo conceitos técnicos e científicos rigorosos.

Muitas vezes, é preciso obter um procedimento específico que não comprometa a qualidade e nem a segurança, o que implica em longos tempos de elaboração e revisão pelos Comitês Técnicos até a sua aprovação final. O professor exemplifica que é o caso do desenvolvimento e atualização da norma técnica ASTM E1921, sob responsabilidade do Comitê E08, no qual a Escola Politécnica tem participado. Este procedimento foi inicialmente concebido em 1998 com o objetivo de avaliar a degradação do material do vaso de pressão de reatores nucleares por irradiação neutrônica. ‘’Esta norma apresenta um desenvolvimento muito dinâmico e contínuo, o que tem motivado debates e discussões técnicas muito intensas nas reuniões bianuais’’, relata o docente. Em sua última reunião técnica realizada em novembro de 2022, na cidade de New Orleans, Louisiana, o grupo apresentou uma nova proposta de tratamento de valores experimentais de propriedades mecânicas do material do vaso de pressão, e que será submetida para nova discussão na próxima reunião do Comitê, em maio de 2023, na cidade de Denver, Colorado. ‘’O fato da nossa Escola estar representada em uma atividade de tal importância à engenharia somente corrobora a qualidade das atividades de pesquisa e ensino da nossa instituição”, conclui Ruggieri.

Outras informações sobre a Associação e suas atividades, acesse a página.