FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

No dia 21 de março, às 14h, teve início a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia no Inova USP da Universidade de São Paulo, após 3 anos de edições a distância. O evento, que conta com a exposição de 225 projetos finalistas de estudantes pré-universitários, começou com uma Cerimônia de Abertura com diversas autoridades, conduzida pela professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Feira e docente da Escola Politécnica (Poli) da USP. 

“Este evento abrange o País inteiro, escolas de todo território nacional, e investe em alunos do ensino de base’’, comentou o diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, que aproveitou para parabenizar todos os estudantes. Também estiveram presentes para prestigiar a Feira o pró-reitor adjunto de Inovação, professor Raúl Gonzales Lima, o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, o diretor científico do CNPq, professor Olival Freire Júnior e o coordenador do Centro de Inovação (Inova USP), professor Marcelo Knorich Zuffo. 

Além dos professores da Universidade, compareceram outras autoridades, como o  Capitão de Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil, Rafael de Abreu González, que representou o Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo. A secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação, professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa, que representou o Governo Federal, destacou a importância dada à ciência pela atual gestão. O professor Israel Alves Jorge de Souza, gestor Nacional de Projetos no Sebrae, estava presente e falou em nome do Sebrae.  As empresas Petrobras, patrocinadora da Febrace, e a Siemens Stiftung, também estavam representadas na Febrace. “Esta atitude voltada para inovação faz com que a gente transforme nossa sociedade’’, comentou Rodrigo Diullas, gerente de Comunicação e Marcas da Petrobras. O gerente sênior de Mudanças Climáticas e Educação da Siemens Stiftung, Badin Borde, por sua vez, exaltou a importância do que estava sendo feito na Feira, de modo a impulsionar a Ciência e Tecnologia. 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que é promovida pela Poli e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), continua nos dias 22 e 23 de março, período em que os avaliadores julgarão os projetos dos alunos. Na sexta-feira, dia 24, serão feitas as premiações, encerrando o evento. Os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, além de oportunidades no Brasil e no exterior. “Independente de eu conseguir uma premiação, sinto que eu estarei com o dever cumprido, mas com certeza eu ficaria muito feliz em ser premiado’’, conta Caio Nunes, que reside na Bahia, um dos finalistas que teve a oportunidade de apresentar seu projeto ao diretor da Poli. 

Confira as fotos do primeiro dia de abertura aqui. Os projetos também podem ser acessados pela plataforma virtual da Febrace neste link.

Print Friendly, PDF & Email