Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Cursinho da Poli-USP do Grêmio Politécnico. Os alunos interessados nas 100 vagas oferecidas gratuitamente pelo Grêmio Politécnico devem se inscrever até 19 de janeiro de 2011.

Com sede no campus da USP do Butantã, o cursinho pré-vestibular oferece aulas de português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, inglês, filosofia e atualidades. O público-alvo são jovens estudantes de baixa renda da grande São Paulo, sobretudo os que acabaram de concluir o Ensino Médio.

“Trata-se de um cursinho com enfoque social, sem cobrança de mensalidade e ministrado por alunos da própria USP. O objetivo é democratizar a preparação teórica para o acesso às melhores universidades do País, entre elas, além da USP, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista”, explica Henrique Bontempo, colaborador do Grêmio Politécnico da USP e um dos responsáveis pelo processo seletivo. “A taxa de aprovação nas melhores universidades do País gira em torno de 60% dos alunos que ficam até o final do curso” acrescenta Welington Ferreira, assistente acadêmico do cursinho.

Processo seletivo – Os inscritos passarão por um processo seletivo composto de duas fases. A prova da primeira fase será realizada no dia 23 de janeiro, às 14 horas, com 50 questões sobre as disciplinas do Ensino Médio. Os melhores colocados nessa fase passarão, então, por uma entrevista sócio-econômica, e a junção das duas fases do processo resultará na nota final do processo seletivo.

As aulas começarão no dia 21 de fevereiro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, no período noturno. O currículo também inclui atividades aos sábados pela manhã, como exibição de vídeos, palestras, grupos de discussão e plantão de dúvidas. As aulas se encerram no final de dezembro.

O primeiro cursinho da Poli foi fundado em 1987 por iniciativa do então diretor da escola, professor Décio Leal de Zagótis, e de estudantes do Grêmio Politécnico, visando a promover a inclusão social e a capacitação acadêmica. Com o tempo ele cresceu, se desvinculou da escola, abriu filiais e passou a cobrar mensalidades. “Como esse cursinho não estava mais atendendo à sua função social, o Grêmio Politécnico se desvinculou do formato antigo e fundou, em 2006, um novo cursinho que persiste nos moldes atuais”, disse Bontempo.

Atualmente, as aulas são ministradas na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, na capital paulista, por 40 voluntários vinculados à iniciativa: são 20 professores, 17 plantonistas para o esclarecimento de dúvidas e outros três colaboradores responsáveis pela área administrativa.

As inscrições para o Processo Seletivo 2011 do Cursinho da Poli, que serão efetivadas após o pagamento de uma taxa no valor de R$ 60,00, devem ser feitas pelo site http://www.gremio.poli.usp.br/cursinho.

Mais informações: 3091-5777 / 5372.