No Global Supply Chain Management Competition 2010, alunos precisaram tomar as melhores decisões na área da logística por meio de simulações virtuais

Três alunos do Curso de Especialização em Logística Empresarial (CELOG), Ismael Lopes, Vinicius Santos e Rodrigo Faustino, e uma estudante do MBA de Gestão de Operações, Márcia Aiko, todos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), acabam de ganhar o Global Supply Chain Management Competition 2010.

Trata-se de uma competição internacional entre centros de ensino e pesquisa destacados na área da logística em que os alunos devem participar de um jogo virtual. “Nele, uma série de empresas estão disputando o mercado e os estudantes precisam tomar as melhores decisões em um curto espaço de tempo, como baixar os preços dos produtos, contratar transporte e calcular os lucros e prejuízos”, explica o professor Claudio Barbieri da Cunha, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Poli.

Para ele, a grande virtude da competição é a possibilidade de simulações reais das decisões tomadas em uma grande empresa. “Os alunos chegam até a formar uma diretoria para que, ao dividirem as tarefas, eles tenham mais tempo para tomar as decisões mais corretas. O ambiente do jogo é muito competitivo e demanda muita organização para que eles consigam cumprir os prazos e atingir os melhores resultados”, aponta.

O jogo é todo virtual e, segundo um calendário de datas pré-definido pela organização da competição, os alunos vão submetendo por computador todas as escolhas feitas de modo coletivo. “Essa conquista mostra a importância das habilidades analíticas dos nossos alunos, que é um diferencial dos cursos na área de logística oferecidos pela Poli. O prêmio é uma forte evidência dessa boa formação acadêmica”, disse Cunha.

Os estudantes da Poli concorreram com outros 152 alunos de 38 equipes, oriundas de diversas universidades americanas de renome na área de logística, entre elas a Universidade Estadual da Pensilvânia, Universidade Estadual de Ohio e Universidade do Tennessee.

O CELOG, coordenado pelos professores Hugo Yoshizaki e Claudio Barbieri da Cunha, foi criado por docentes do Programa de Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos e é oferecido por meio da Fundação Vanzolini. Os membros da equipe foram orientados pelo engenheiro George Paulus, doutorando em engenharia de produção na Poli e docente de cursos de especialização na instituição.