O reitor da USP, João Grandino Rodas, e o vice-diretor da Escola Politécnica, José Roberto Castilho Piqueira, foram homenageados pela Marinha do Brasil nesta segunda-feira, 13/12, dia do marinheiro, com a medalha Amigos da Marinha. A homenagem ocorreu no 8º Distrito Naval, em São Paulo.

Na mesma ocasião, o diretor da Poli, José Roberto Cardoso, recebeu a medalha Almirante Tamandaré por sua condecoração com a Ordem do Mérito da Marinha.

A medalha Amigos da Marinha agracia personalidades civis, militares de outras Forças e instituições que se destacam no seu relacionamento com a Marinha. Já a medalha Almirante Tamandaré é mais alta honraria concedida pela Marinha do Brasil. Ela é entregue a autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

A Poli e a Marinha do Brasil mantêm um relacionamento estreito e intenso há várias décadas. Decorrem dessa parceria o curso de graduação em Engenharia Naval e a realização ininterrupta de trabalhos científicos e tecnológicos por pesquisadores das duas instituições.

Neste momento a direção da Poli e o comando da Marinha trabalham com a perspectiva da criação de um laboratório avançado de hidrodinâmica, no Centro Experimental Aramar, em Iperó, no interior de São Paulo (região de Sorocaba), e de um curso de graduação em engenharia nuclear.