O aluno do 3º ano do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, Dyetry de Amaral Miranda, obteve a primeira colocação no Prêmio Brasil de Engenharia 2010, na categoria Graduação – área temática Construção Sustentável, com o trabalho de iniciação científica “Monitoração de propriedades físicas de concretos estruturais em envelhecimento acelerado”.

O trabalho de Dyetry, que está integrado à dissertação de mestrado da engenheira Daniele Maria Pilla Junqueira Cafange, foi orientado pela professora Silvia Maria de Souza Selmo, do Departamento de Engenharia Civil. Seu objetivo é contribuir para a evolução do controle tecnológico de concretos estruturais com vistas à proteção de armaduras de aço carbono, que estão sujeitas à corrosão.

A atuação de Dyetry na pesquisa consistiu em monitorar a evolução da carbonatação dos concretos através de análise de imagem e verificar as diferenças de correlação com as demais propriedades físicas, em relação ao método tradicional.