O Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) acaba de ganhar um novo site na rede mundial de computadores (http://www.mecanica-poliusp.org.br/). Com base em uma plataforma moderna e ágil, o site foi totalmente reformulado para atender às necessidades da sociedade e do mundo acadêmico. A nova página traz todas as informações sobre o ensino de graduação e pós-graduação, grupos e laboratórios de pesquisa, as atividades de cultura e extensão, programas de educação continuada e cursos de especialização.

Um dos quinze departamentos que compõem a Poli-USP, o PME oferece disciplinas nas áreas de aeronáutica, bioengenharia, automotiva, materiais mecânicos e engenharia térmica e de energia. Tem programas de duplo diploma com importantes escolas européias e intercâmbio acadêmico com Alemanha, Canadá, EUA, França, Japão, entre outros países.

O PME lidera e integra diversos projetos apoiados pelos órgãos de fomento, como a Fapesp, o CNPq e a Finep, além de projetos financiados pelos fundos setoriais (ProInfra e CTPetro) e de Projetos Temáticos. O Departamento de Engenharia Mecânica desenvolve também 36 linhas de pesquisa, algumas delas por meio de convênios com empresas privadas e estatais, como Petrobras, Vale, Embraer, Prysmian, Repsol, Chevron, IPT, entre outras.