Honraria foi criada por docente da Universidade de Calgary,
ex-aluno da professora aposentada, Priscila Aya Shimizu, morta em 2008

Morta em 15 de agosto de 2008, a docente aposentada do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Priscila Aya Shimizu, foi homenageada no ano passado com a criação de um prêmio que leva seu nome, pela Universidade de Calgary, no Canadá. Ele é concedido ao melhor aluno da disciplina Separations I (correspondente a disciplina Operações Unitárias III da Poli), dos cursos de Engenharia Química e de Engenharia de Óleo e Gás da Schulich School of Engineering daquela instituição.

A ideia da criação do Prêmio Priscila Aya Shimizu, que foi instituído em abril de 2009, foi de Marco Aurélio Satyro, formado no curso de Engenharia Química da Poli, em 1984, no qual foi aluno da homenageada. Hoje ele é professor associado no departamento de Engenharia Química e de Petróleo, tem o título “Dr. A. H. Younger Chair in Hydrocarbon Processing” da Universidade de Calgary, e ministra a disciplina na qual é concedida a distinção. Segundo ele, o prêmio é o reconhecimento e agradecimento pela formação que obteve por meio da professora Priscila. O primeiro aluno a receber a honraria, concedida em 2010, foi Yakun Li, que se destacou no curso ministrado por Satyro.

Para a família de Priscila, o prêmio é uma homenagem pelo seu trabalho e sua atuação como professora. “Como docente, o reconhecimento do trabalho por alunos é, sem dúvida, uma preciosidade”, diz Selma Shin Shimizu Melnikoff, professora do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Poli e irmã de Priscila. “Como familiar, fiquei muito feliz pelo fato de que a minha irmã tenha causado um sentimento deste tipo a um aluno.”