FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

A aula-inaugural da nova turma de alunos da Escola Politécnica, agendada para esta segunda-feira (21/2, às 9h30), será ministrada pelo economista e professor Roberto Macedo. A aula terá como tema “O mercado de trabalho para engenheiros da Poli”. Conforme o palestrante adiantou, inicialmente ele apresentará seus cumprimentos aos calouros, pela passagem no vestibular, pela escolha de cursos de engenharia e da Poli.

Mas, prosseguiu, não serão cumprimentos apenas formais. Serão fundamentados, inclusive com dados, por uma visão do mercado de trabalho que distingue profissão de ocupação, e enfatiza a figura do especialista eclético ou generalizante. Ou seja, daquele profissional bem formado, e capaz de bem exercer  ocupações não apenas específicas de sua profissão, mas também atípicas dela.

Na sua visão, os engenheiros são no Brasil os profissionais que mais se destacam quanto a essa flexibilidade ocupacional, sendo muito requisitados para o mercado financeiro, funções administrativas, entre outras. Nessa linha, ele concluirá que os engenheiros, em particular os formados pela Poli, têm ótimas perspectivas no mercado de trabalho, seja na sua profissão ou  fora dela.

Sobre o palestrante: Economista formado pela USP, com mestrado e doutorado pela Universidade Harvard (EUA), Roberto Macedo é vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (SP); membro do Conselho de Administração da Nossa Caixa Desenvolvimento, agência do governo do Estado de S. Paulo; assessor da Faculdade de Economia da FAAP; articulista do jornal O Estado de S. Paulo e sócio das consultorias MGSP e Websetorial.

Foi professor titular, chefe do Departamento de Economia e diretor da Faculdade de Economia da USP, presidente da Eletros (Associação de Fabricantes de Eletroeletrônicos), do Sindigás (Sindicato das Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), presidente do IPEA e Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Print Friendly, PDF & Email