Professor da Poli-USP apresenta projeto de Mobilidade Urbana em evento da Prefeitura

No dia 8 de agosto, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo promoveu o evento “GeoSampa Aberto”, em que foram apresentados os melhores projetos desenvolvidos usando a plataforma de dados oficiais sobre a cidade, o GeoSampa. O professor Mateus Humberto, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP, contribuiu com o trabalho “Caminhadas e caminhabilidade: como métricas do ambiente construído e as atividades de pedestres estão relacionadas?”.

O objetivo da reunião, que aconteceu no auditório da Biblioteca Mário Andrade, era integrar cidadãos e a administração pública, além de ressaltar a importância da disponibilização de informações do município aos civis pela plataforma. Buscou-se também entender como o GeoSampa pode auxiliar no desenvolvimento de projetos, soluções, aplicativos, análises e estudos que melhorem a qualidade da cidade.

“Em minha apresentação, foi possível mostrar alguns dos projetos que têm sido conduzidos nos últimos anos na área de planejamento e operação de transportes da Escola Politécnica a partir da utilização de dados abertos para o desenvolvimento de políticas públicas de transporte sustentável”, conta Humberto, que representou a Poli na ocasião. O professor também explica que os dados fornecidos pela plataforma têm sido cada vez mais frequentes nos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

De 125 projetos inscritos, apenas 15 foram selecionados. Os critérios de seleção estiveram relacionados à melhoria da prestação de serviço público e solução de problemas enfrentados. Áreas como educação, saúde, meio ambiente, gestão pública, uso do solo e mobilidade urbana foram contempladas.

Leia a matéria completa da Prefeitura neste link

Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento