Trabalho premiado na área de Geotécnica apresenta

uma análise do comportamento de estacas instrumentadas

O professor titular aposentado Faiçal Massad, do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), foi um dos vencedores do Prêmio Soils and Rocks, do biênio 2007-2008. Ele ganhou a honraria, em janeiro passado, junto com os pesquisadores António Viana da Fonseca e Elisabete Costa Esteves, ambos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); e Jaime Alberto dos Santos, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST), pelo artigo Analysis of Piles in Residual Soil from Granite Considering Residual Loads, publicado na edição de janeiro-abril de 2007 da Revista Soils and Rocks.

Segundo Massad, o artigo premiado apresenta uma análise do comportamento de estacas instrumentadas, instaladas no Campo Experimental da FEUP, envolvendo, em particular, estudos sobre as cargas residuais presas na ponta, elaborados com base em modelo matemático desenvolvido na Poli. “Os estudos foram iniciados por ocasião da visita que o professor Fonseca nos fez, em abril de 2005, e continuados em maio de 2006, quando da minha estadia na FEUP”, conta Massad. “As estacas da FEUP foram objeto do ISC’2 International Conference on Site Investigation and Charaterization, um evento que congregou centenas de participantes de vários paises, realizado na cidade do Porto, em Setembro de 2004”. Este evento contou com o apoio da International Society of Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE).

O prêmio foi criado em dezembro de 2008 pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) e pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG), responsáveis pela edição da revista Soils and Rocks. Ele é concedido em cada biênio aos melhores trabalhos técnico‐científicos sobre temas geotécnicos e/ou geo‐ambientais publicados na revista, que é reconhecida internacionalmente nessa área de estudo.