Centro de Ciências de Dados conta com o apoio do Itaú-Unibanco e visa formar profissionais capacitados para contribuir com a área

O Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet, segundo dados do IBGE, referentes à 2016. Quando um usuário utiliza um serviço digital, como pagar uma conta pelo sistema do banco, ou assistir a um filme online, ele gera uma série de dados que são utilizados pela própria plataforma para gerar melhorias na ferramenta. Com o contínuo crescimento do uso de plataformas digitais em todos os setores da sociedade, aumenta também a demanda por sistemas capazes de gerir os dados coletados e armazenados, e para isto é necessário formar profissionais capacitados a explorar todo o potencial destes sistemas, seja para aumentar a produtividade das empresas, seja para melhorar a qualidade de vida da população em geral.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inaugurou, no dia 7 de novembro, o Centro de Ciências de Dados (C²D), laboratório dedicado a formar profissionais e desenvolver

Vice-Reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, e VP do Itaú-Unibanco, André Sapoznik, participam de solenidade de inauguração do laboratório C²D, na Poli-USP.

pesquisas na área. O projeto tem o apoio do Itaú-Unibanco, e é coordenado por docentes do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola, Anna Helena Reali Costa, Pedro Luiz Pizzigati Corrêa e Jorge Rady de Almeida Júnior, e pelos profissionais do Itaú-Unibanco, Etienne Americo Cartolano Jr. e Felipe Simões Lage Gomes Duarte.

A professora Anna Reali explica que a Ciência dos Dados é uma nova área de pesquisa, que surge em um cenário de rápida expansão de grandes repositórios de dados e busca elaborar modelos e processos para a gestão e a descoberta de conhecimento em um grande volume de dados. “A análise desses dados permite melhorar nossos processos de tomada de decisão e de diagnóstico, permite prever e prevenir acidentes, enfim, aumentar a produtividade e a qualidade de vida. Além disso, a partir de grandes bases de dados podemos, usando técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial, automatizar tarefas repetitivas e perigosas, e reservar para o ser humano as tarefas mais interessantes e recompensadoras”, destaca.

Diretora da Poli-USP, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, entrega medalha comemorativa da Escola ao VP do Itaú-Unibanco, André Sapoznik.

A docente ressalta também a formação dos agentes envolvidos na análise de informações exige interdisciplinaridade. “As técnicas básicas abordadas em Ciência dos Dados incluem conhecimentos em banco de dados, soluções para lidar com o grande volume de informações, modelos estatísticos, aprendizagem de máquina, inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho”.

O C²D – O laboratório fica localizado no prédio da Engenharia Elétrica da Poli-USP, e o espaço possui uma arquitetura que permite a reconfiguração do ambiente, conforme as necessidades. Entre as atividades que já estão em prática, além do desenvolvimento de pesquisas em Ciência de Dados e IA, estão as atividades de ensino, treinamento e estágios, equipes de competição, maratonas de programação e projetos sociais. O primeiro Programa de Bolsas oferecido pelo Itaú teve um edital público de pequeno porte e selecionou 6 alunos para doutorado, mestrado e iniciação científica.

Mão na massa – Já está formado um time de alunos que participarão de competições nacionais e internacionais ligadas a Ciência de Dados, composto por 38 alunos. O grupo receberá mentoria de membros do C2D e de pesquisadores do Banco Itaú-Unibanco. “No momento o grupo foca em duas competições internacionais, uma para determinar funções de proteínas, e outro para detectar tendências sociais com base na leitura automática de jornais”, explica Reali.

Outra iniciativa em andamento no C2D é a IA Cidadã. A Poli conta há muitos anos com um grande conjunto de projetos sociais, coordenados pelo grupo Poli Cidadã, que envolve cerca de 250 alunos nos mais variados projetos sociais, onde seus conhecimentos de engenharia são usados para benefício da sociedade. A IA Cidadã procura usar esta experiência para aplicar avanços da área de inteligência artificial em problemas de relevância social.

Um espaço irmão do C2D é o Centro de Inteligência Artificial e de Aprendizado de Máquina (CIAAM), coordenado pelo professor Fabio Cozman, e que também é patrocinado pelo Itaú e está localizado no prédio do InovaUSP.

Coordenação – A gestão do C²D foi concebida para responder de maneira ágil ao dinamismo da área, e para isso há um Comitê de Acompanhamento, composto pelos professores Pedro Corrêa, Jorge Rady e Anna Reali, pela USP, e pelo Itaú-Unibanco, por Etienne Cartolano e Felipe Duarte. Este Comitê executa decisões táticas e operacionais, em consonância com o Comitê Executivo, responsável pelas ações estratégicas do laboratório, composto pelos professores Antonio Saraiva e Fábio Cozman, pela USP, e por Eduardo Hruschka, pelo Itaú.

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/poliusp/albums/72157702079567051

Centro de Ciência de Dados