Protótitos são desenvolvidos por estudantes de engenharia de todo o Brasil,

que vão participar da 17ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras

Uma equipe formada por cerca de 15 alunos de todos os departamentos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) vai participar, entre os dias 24 e 27 de março, da 17ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP).

Trata-se de uma competição em que as equipes, formadas por alunos de cursos de engenharia de todo o País, têm de correr com um ou dois veículos off-roads desenvolvidos por eles próprios. Esta será a 11ª participação da equipe da Poli, que no passado ficou em terceiro lugar. Desta vez, ela terá que competir com outras 65 equipes.

Segundo o capitão do time da Poli, Luiz Fonseca, aluno do 5º ano de Engenharia Mecânica, durante a competição são disputadas sete provas, cujos juízes são da indústria automobilística. “A primeira é um relatório escrito, de 10 páginas, no qual devemos explicar todo o projeto”, diz. “Depois, esse mesmo projeto deve ser apresentado verbalmente, em 10 minutos. Na pista, o carro é testado dinamicamente, em provas de aceleração, tração, velocidade e suspensão. A última prova é um enduro de quatro horas, que testa resistência do carro e do piloto.”

O projeto Baja SAE nasceu na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, em 1976, quando foi realizada a primeira competição. No Brasil, o evento começou a ser feito em 1995 e desde então não parou de crescer. No caso da Poli, tornou-se uma atividade extracurricular importante. Para desenvolver os veículos, os estudantes têm que colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nas últimas competições, a equipe da Poli tem participado com dois veículos. Neste ano, ela vai competir com os protótipos Titan e Fênix.

As três primeiras equipes colocadas na 17ª Competição Baja SAE Brasil Petrobras se classificam para participar da competição similar nos Estados Unidos. “No ano passado, ficamos em 9º lugar na classificação geral dessa competição internacional, ou seja, nossa equipe está entre as 10 melhores do mundo”, orgulha-se Fonseca. “Além disso, na mesma competição, vencemos as provas de aceleração e manobrabilidade.”