Com informações da AEP

O professor Cyro Takano foi o homenageado Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) no ano de 2018. No dia 8 de novembro, o docente sênior do Departamento de Engenharia de Metalurgia e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), foi agraciado com Prêmio Professor do Ano em cerimônia realizada no Auditório Professor Francisco Romeu Landi. Apesar de aposentado desde 1997, o docente atua nas atividades de pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação, e prestação de serviços à comunidade.

Em suas palavras, durante a cerimônia, o premiado docente afirmou que a homenagem foi a que mais lhe emocionou, por vir de dentro da Poli. O docente recebeu a homenagem cercado de amigos e ex-alunos, e foi recebido pela professora Liedi Légi Bariani Bernucci, diretora da Poli-USP, que contou também com a presença do professor Fernando Landgraf, chefe do Departamento em que Takano atua. O amigo pessoal e ex-diretor da Escola Politécnica, professor Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, foi o orador da noite.

Em seu discurso, o professor Takano dedicou o prêmio aos pais e à avó, Katsu Takano, que sempre o incentivou a estudar. Tendo saído da pequena cidade de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, Cyro Takano optou pela Engenharia desde o colegial, e após formado trabalhou na CBMM, o que influenciou em suas pesquisas sobre o nióbio. Foi por influência de Ivan Falleiros que Cyro começou a lecionar. Em seu discurso, Takano afirmou que “a melhor forma de aprender é ensinando”, enfatizando mais uma vez a importância da troca de conhecimentos que acontece entre professores e alunos.

Formado em 1966, o professor recordou a grande diferença tecnológica que separa sua geração dos atuais laboratórios da Escola Politécnica. Apesar da tecnologia ser parte intrínseca da engenharia, Takano afirmou passar aos alunos que “além de know-how, é importante desenvolver o ‘know-why’”, algo que valoriza a sala de aula, já que as dúvidas dos estudantes estimulam o aprimoramento do conhecimento docente.

A placa de homenagem foi entregue ao professor por seu filho, também politécnico, Caio Takano. A presença da família do homenageado foi marcante, com a participação dos sete irmãos, dos filhos e netos. O final do evento, o presidente do Conselho da AEP, professor Marcelo Zuffo, parabenizou o homenageado, e ressaltou que a Homenagem ao Professor do Ano é uma das formas que a Associação tem para congregar a comunidade politécnica.

Confira as fotos do evento em nossa galeria.