Acordo, a ser selado com o Imperial College, da Inglaterra, abrangerá inicialmente linhas de pesquisa da área de Engenharia Mecânica.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está em vias de firmar um acordo com o Imperial College, da Inglaterra, que possibilitará aos seus pesquisadores obter dupla titulação na pós-graduação (stricto sensu). Inicialmente, a dupla titulação valerá apenas para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, em nível de doutorado, mas outros programas da Poli poderão aderir a esta modalidade de pós-graduação ao longo do acordo.

“Este é o primeiro acordo do gênero que a Poli estabelece com uma instituição estrangeira; e nossa meta é estreitar relações em todas as áreas de pesquisa em que o Imperial College é reconhecido por sua excelência”, enfatizou o vice-diretor da Poli, José Roberto Castilho Piqueira. No ranking Mundial de Universidades (2010-2011), o Imperial College está colocado em 9º lugar, sendo que seu curso de engenharia é considerado um dos dez melhores do mundo.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Poli recebeu nota 6 na última avaliação da Capes, ou seja, falta apenas 1 ponto para ser reconhecido como centro de excelência. “A expectativa é que o acordo fortaleça o processo de internacionalização da Escola, algo que tem um peso grande na avaliação da Capes”, afirma o prof. Julio Meneghini, do Departamento de Engenharia Mecânica, que está cuidando dos detalhes finais do acordo pela Poli.

Pelo acordo, inicialmente serão admitidos dez pesquisadores, sendo cinco de cada país. A seleção será feita por uma comissão bilateral, composta por docentes de ambas as instituições. O pesquisador deverá realizar sua pesquisa nas duas instituições, atendendo todos os requisitos dos respectivos programas. Terá que permanecer em cada instituição por dois anos, ter dois orientadores e, se quiser obter a dupla titulação, precisará defender duas vezes sua tese, uma aqui no Brasil, de acordo com as normas vigentes do programa de pós-graduação da Poli, e outra na Inglaterra, seguindo as normas vigentes naquela instituição.

Para a dupla titulação em Engenharia Mecânica, as áreas que despertam particular interesse, nas duas instituições, são: aerodinâmica, hidrodinâmica, dinâmica de fluídos computacional e bioengenharia. “São áreas estreitamente ligadas aos grandes desafios atuais da engenharia nacional, a exemplo da prospecção de petróleo em águas profundas, da concepção de aeronaves com baixa emissão de ruído e melhor desempenho, e do desenvolvimento de técnicas de simulação do escoamento através de geometrias complexas, como aquelas presentes em problemas de bioengenharia e engenharia naval”, cita Meneghini.