Evento vai mostrar como as empresas podem se preparar para atender as novas exigências em sustentabilidade, desempenho e tecnologia da informação

Durante todo o dia, na sexta-feira, dia 15, arquitetos e engenheiros donos de empresas de projetos e seus potenciais clientes, profissionais e estudantes das duas áreas poderão participar do IV Seminário sobre Soluções de Gestão para Empresas de Projeto: a Arquitetura e as Novas Demandas – Sustentabilidade, Desempenho e Tecnologia da Informação em Projetos, que será realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). O evento faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial para Empresas de Projeto (PDGEP), do Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC) da Escola Politécnica da USP (Poli-USP).

Segundo o professor Silvio Burrattino Melhado, coordenador do PDGEP e organizador do seminário, o encontro deste ano tem algumas novidades em relação aos três anteriores. Uma delas é o local do evento. “Queremos maior aproximação entre o PDGEP e a FAU, por isso escolhemos essa unidade da USP para sediar nosso quarto seminário”, explica Melhado. “Também buscamos aumentar a participação dos arquitetos.” Outra novidade está relacionada ao tema deste ano, ou seja, as novas demandas de sustentabilidade, desempenho e tecnologia da informação em projetos.

De acordo com Melhado, o evento vai tratar de como as empresas podem se preparar melhor para lidar com essas questões, mostrando a elas como a gestão pode ajudá-las a aperfeiçoar seu desempenho. Para isso, o seminário terá duas mesas redondas, intercaladas por um painel. A primeira terá como tema central Novas demandas para as empresas de projeto – sustentabilidade e desempenho. Qual a sua relação com a gestão das empresas de projeto?.

A segunda mesa redonda tratará das Novas demandas para as empresas de projeto – ferramentas disponíveis para gestão de projetos – Soluções de TI – O advento do BIM e as empresas de projeto. BIM é a sigla em inglês de Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, que é um conjunto de dados gerados e mantidos durante todo o ciclo de vida de um edifício. O painel, por sua vez, abordará O processo de construção do sistema de gestão da empresa de projeto: planejamento, ferramentas, dados, informações e identificação de necessidades.

Melhado explica que o PDGEP, também conhecido como Soluções para Empresas de Projeto, foi criado pelos professores da linha de pesquisa em Gestão de Projetos, que faz parte do grupo de Tecnologia e Gestão da Produção na Construção Civil do PCC. Ele surgiu da constatação de que os egressos das faculdades de engenharia e arquitetura que montam empresas têm dificuldades para administrá-las.

Cada edição do programa dura um ano e podem participar no máximo 12 empresas. Nesse período, são realizadas de 10 a 11 reuniões anuais, às quais comparecem todas as firmas participantes. “Durante esses encontros, são realizadas apresentações referentes a modelos de gestão, promovendo a troca de experiências entre as empresas”, explica Melhado. No final de cada edição, é realizado um seminário, como o que ocorrerá na sexta-feira. Ele fecha um ciclo do PDGEP e dá início a outro.

Mais informações sobre o IV Seminário: http://empresasdeprojeto.pcc.usp.br/