Obra tem como objetivo apresentar uma abordagem racional

e moderna para a modelagem e análise das estruturas da engenharia.

No próximo dia 23 de maio, às 18h, será lançado, no auditório “Prof. Francisco Romeu Landi”, no Prédio da Administração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o livro The Mechanics of Solids and Structures – Hierarchical Modeling and the Finite Element Solution. Escrita a quatro mãos pelo engenheiro civil Miguel Luiz Bucalem, professor titular licenciado do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Poli, e pelo professor Klaus-Jürgen Bathe, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, a obra tem como principal objetivo apresentar uma abordagem racional, bem fundamentada e moderna para a modelagem e análise das estruturas da engenharia.

Dessa forma, num único tratado, os autores apresentam modelos matemáticos da mecânica dos sólidos e das estruturas, e as formulações de elementos finitos para solução desses modelos. Isso se faz de forma integrada dando-se ênfase à hierarquia dos modelos matemáticos, do simples ao complexo, e à escolha do modelo mais simples que seja confiável e eficiente para a análise. O processo de modelagem hierárquica e solução por elementos finitos é ilustrado por meio de exemplos que mostram os benefícios dessa abordagem.

De acordo com Bucalem, os modelos matemáticos da mecânica dos sólidos e das estruturas tratados no livro têm muitas aplicações em projetos de engenharia, como os de barragens, edifícações, peças mecânicas e até fuselagem de aviões. “Esta obra procura ser um instrumento para o aprendizado e para a prática neste novo ambiente que se configurou nas últimas décadas, no qual se pode solucionar modelos de elementos finitos extremamente complexos em computadores pessoais”, diz o professor da Poli e atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.

Dessa forma, os autores dão ênfase ao entendimento das hipóteses e das formulações dos modelos, incluindo sua hierarquia, buscando habilitar o leitor para construção sistemática de modelos, sua solução computacional e para a utilização correta dos resultados das simulações. Discutem-se ainda conceitos básicos da mecânica dos sólidos e estruturas, os modelos da elasticidade plana e tridimensional, de barras, placas e cascas, a formulação e solução desses modelos por elementos finitos e estudos de caso de modelagem hierárquica.

O livro pode ser usado no ensino de graduação e pós-graduação, e na atividade profissional, principalmente nas áreas de engenharia civil, mecânica, aeronáutica e naval. Com 598 páginas e 411 ilustrações, The Mechanics of Solids and Structures – Hierarchical Modeling and the Finite Element Solution foi publicado pela editora global, com sede na Alemanha, Springer.