FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Os Welding Handbook’s da AWS são os mais importantes na área de soldagem no mundo. Os aços inoxidáveis duplex são materiais importantes para a exploração de petróleo no Pré-Sal e na indústria de óleo e gás.

Foi lançada recentemente, nos Estados Unidos, a 9ª edição do volume 4, parte 1, do Welding Handbook da American Welding Society (AWS) – volume que trata da soldagem dos materiais e suas aplicações. O capítulo de soldagem de aços inoxidáveis e aços resistentes ao calor foi escrito por oito especialistas de reconhecida competência pela comunidade técno-científica. O engenheiro metalurgista Sérgio Duarte Brandi, professor associado do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, é um deles. Ele foi convidado a escrever sobre o tema “Aços inoxidáveis duplex”.

O texto produzido por ele é resultado de um apanhado de teses, dissertações, trabalhos de formatura, artigos nacionais e internacionais de seus orientados, que foram produzidos desde 1994, em uma de suas linhas de pesquisa. A tese de doutoramento do prof. Sérgio Duarte Brandi, orientada pelo Prof. Dr. Ângelo Fernando Padilha, foi pioneira na soldagem desses aços no Brasil.

O volume 4 apresenta a soldagem de aços carbono, baixa, média e alta liga além dos ferros fundidos e da soldagem subaquática. O autor trata da soldagem dos aços inoxidáveis duplex baixa liga (lean duplex), duplex, superduplex e hiperduplex por diferentes processos e as transformações de fase que alteram suas propriedades.

De acordo com Brandi, estas ligas têm grande potencial de aplicação em áreas como a construção civil, a indústria do papel e celulose, a indústria química e a indústria do óleo e gás, em particular no Pré-Sal, entre outras.

O livro é usado, mundialmente, no ensino de graduação, pós-graduação e na atividade profissional, principalmente nas áreas de engenharia civil, mecânica, química, naval e metalurgia e materiais. Com 760 páginas e inúmeras ilustrações, a 9ª edição do Welding Handbook Volume 4 – Materiais and applications – Part 1 foi publicado em 2011 pela American Welding Society (AWS), com sede nos Estados Unidos.

 

 

Print Friendly, PDF & Email