Departamento divide os TCCs dos cursos Engenharia de Computação (Quadrimestral) e Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação (Semestral) em duas etapas.

Nos dias 18 e 19 de dezembro, aconteceram as apresentações dos projetos de formatura (TCCs) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS). O evento se divide em três partes chaves: exposição prática, apresentação teórica e premiação.

Durante o primeiro dia, os alunos expuseram, aos professores e às empresas patrocinadoras, seus trabalhos mais próximos ao modo de funcionamento prático. A presença de empresas é um aspecto recente das exposições, em grande parte para conhecerem os alunos que entrarão no mercado de trabalho e seus projetos.

Já na manhã do dia 19, os alunos apresentaram as bases teóricas dos trabalhos de formatura à banca de avaliação. Essas apresentações aconteceram em diversas salas do Departamento concomitantemente. Houve grande diversidade temática dos projetos, bem como o fator de inovação, por exemplo, o trabalho dos alunos Isabel Cristina Vieira Gomes e Lucas Kendi Fattore Hirano, orientados pelo professor Edson Satoshi Gomi, com o título “Restauração de Retratos por inpainting baseado em aprendizado de máquinas”, em que é possível resgatar fotografias via web por meio de inpainting, com preenchimento de uma determinada região da imagem.

No período da tarde, ocorreu a menção honrosa dos TCCs que mais chamaram a atenção da banca. A premiação foi dirigida pelos professores Paulo Sérgio Cugnasca e João Batista Camargo Júnior, responsáveis pela disciplina Projeto de Formatura I e II, com as considerações da Chefe de Departamento, a professora Anna Helena Reali Costa. O objetivo da cerimônia é valorizar os projetos de modo a tornar o encerramento da graduação um momento de boas lembranças com relação à Escola. Após as menções, entregou-se o que a banca considerou como “Melhor projeto de formatura”, feito por Felipe Valencia de Almeida, com o trabalho “Ferramenta para correção de sequências genômicas em sistemas de memória compartilhada e FPGA”, orientado pela professora Liria Matsumoto Sato e pelo professor Edson Toshimi Midorikawa.

Alunos, professores e acompanhantes ainda tiveram, ao fim da tarde, um momento de confraternização para celebrar o fim da graduação e o sucesso dos projetos de formatura do Departamento.

Veja os detalhes:

Vídeo da Premiação