Procedimento desenvolvido por aluno para avaliar defeitos em dutos usados na exploração de petróleo no mar é finalista em congresso nos Estados Unidos.

Um trabalho que desenvolveu procedimentos para avaliar a criticidade de eventuais defeitos estruturais em dutos e risers usados na exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas, realizado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), é finalista de um concurso organizado pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME, na sigla em inglês). Com o título Procedimento para avaliação da integral J e CTOD em tubulações contendo defeitos circunferenciais submetidas a carregamento combinado de flexão e pressão interna, o trabalho é de autoria do aluno Luís F. S. Parise, do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica (PNV), da Poli.

Na verdade, ele vai concorrer na Student Paper Competition, uma espécie de “concurso” para estudantes de engenharia em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Os melhores trabalhos submetidos à ASME são selecionados para apresentação durante a realização do congresso Pressure Vessels & Piping Division Conference (Conferência da Divisão de Vasos de Pressão e Tubulações), que será realizado entre 17 e 21 de julho, em Baltimore, nos Estados Unidos. “Uma comissão julgadora seleciona os trabalhos vencedores durante o congresso, que recebem uma premiação como Best Student Paper (Melhor Trabalho de Aluno) daquela conferência”, explica o professor Claudio Ruggieri, do PVN, orientador de Parise.

Ele explica que o trabalho de seu aluno está dentro do contexto das recentes descobertas gigantes de petróleo e gás na chamada camada do pré-sal. “Nesse cenário, o sistema de tubulações ou dutos para transporte de gás e óleo da cabeça do poço até a plataforma ou unidade flutuante – comumente denominado sistema de risers –, representa um elemento-chave à garantia da segurança operacional da unidade de produção”, diz Ruggieri. Daí a importância do trabalho de Parise, que possibilita determinar os esforços que agem nas tubulações contendo trincas, verificando os riscos de sua ruptura e a criticidade destes defeitos.

Ser finalista da Student Paper Competition é outra indicação da importância do trabalho realizado pelo aluno. “A ASME é atualmente uma das sociedades de classe e profissionais mais importantes e renomadas da engenharia mundial”, diz Ruggieri.  “Consequentemente, os seus congressos e divisões caracterizam-se por reunirem alguns dos profissionais e pesquisadores mais renomados da área de Engenharia Mecânica, com importantes contribuições tecnológicas e científicas as quais certamente estabelecem alguns dos padrões tecnológicos mundiais utilizados atualmente.”