FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Programa de Educação Continuada (PECE) da Poli-USP vence desafio internacional para treinamento de operação de usina hidroelétrica

A usina de Cahora Bassa tem uma capacidade instalada de 2.075 megawatts (MW), o que a torna a maior fonte de energia elétrica de Moçambique. A energia produzida é fornecida principalmente à África do Sul, Zimbábue e Moçambique.

O Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica (Poli) da USP foi o vencedor do Concurso nº 1230073 – Formação em Operação de Sistemas e Gestão Energética, para profissionais da Usina Hidroelétrica de Cahora Bassa em Moçambique, na modalidade presencial no Brasil.

O concurso, realizado através de Carta-Convite, tinha como objetivo a contratação de entidade para prover curso Formação em Operação de Sistemas e Gestão Energética

O curso transcorreu entre os dias 5 e 16 de dezembro, e foi ministrado pelo professor Carlos Frederico Meschini Almeida, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Poli. Seu principal objetivo é reforçar e atualizar as competências técnicas de profissionais da usina com relação a identificação de um sistema inicial de gestão de energia eficaz e eficiente, que busca minimizar o risco de erros de operação.

Assim, com esta formação, os formandos devem aprimorar os conhecimentos técnicos referentes à operação de Sistemas e Gestão Energética.

A conquista marca o início da cooperação técnica do programa PECE com Moçambique, país de língua portuguesa e com interesse em formação nos cursos de extensão oferecidos pelo PECE. “Em particular, a Usina Hidroelétrica de Cahora Bassa, a quarta usina mais importante da África, poderá se beneficiar do conhecimento oferecido pela Poli na área de Energia”, detalha Paulo Patullo.

Print Friendly, PDF & Email