No primeiro dia de aula, futuros engenheiros terão panorama do funcionamento da Escola e da vida universitária

A Semana de Recepção dos ingressantes de 2019 nos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) será realizada de 18 a 22 de fevereiro. Na segunda-feira, dia 18, os alunos serão recebidos nos auditórios da Escola na Cidade Universitária, e devido ao número de ingressantes (870), serão divididos em quatro locais diferentes.

Na parte da manhã, professores de diferentes comissões falarão sobre pesquisa, como os alunos podem experimentar a vida acadêmica já na graduação, sobre as relações internacionais da Escola, como podem fazer intercâmbio, sobre ética e sobre cultura e extensão. Por fim, o Grêmio Politécnico e a Atlética, entidades estudantis, estarão também representadas para apresentar suas atividades aos novos politécnicos.

Os alunos serão distribuídos pelos locais de acordo com os seus cursos. Os estudantes de Engenharia Civil e Ambiental estarão no prédio da Administração, os de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval estarão no prédio da Engenharia Elétrica, e os outros cursos ficarão divididos nos auditórios do Biênio, Vermelho e Amarelo. No auditório Vermelho ficarão os alunos de engenharia elétrica e computação com parte dos alunos de engenharia metalúrgica e de materiais, enquanto no Amarelo estarão a outra parte dos estudantes deste curso, junto aos alunos de engenharia de minas, petróleo, produção e química.

No período da tarde, a partir das 13h30, todos os alunos estarão reunidos no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, o CDI, que comporta todos os estudantes. As atividades começam com as palavras da diretora da Poli, professora Liedi Légi Bariani Bernucci, junto ao Presidente da Comissão de Graduação da Escola, professor Fábio Cozman, e com a ilustre participação do Reitor, Vahan Agopyan, ex-diretor e professor da Poli.

A aula inaugural, momento solene que marca o início do curso de graduação, será dada pela Secretária de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Inovação do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva. Formada em Administração de Empresas pela FEA-USP, com mestrado em Administração Pública pela Harvard Kennedy School e MBA pelo Insead. Patrícia foi presidente da Optum no Brasil, empresa de tecnologia em saúde do grupo United Health. Ex-sócia da consultoria McKinsey & Company, é professora de Liderança e Inovação Digital no Mestrado em Liderança e Gestão do Centro de Liderança Pública. Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. É co-fundadora do Movimento Agora e foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. A partir das 15h30, a coordenadora do Escritório USP Mulheres e professora emérita da USP, Eva Blay, fará uma palestra com esclarecimentos sobre o que é assédio.

Em seguida, o coordenador do Ciclo Básico, período inicial do curso da Poli conhecido como Biênio, professor Augusto Câmara Neiva, dará aos alunos informações sobre o curso, entre outras instruções.

As entidades mais atuantes relacionadas aos alunos já formados, a Associação dos Engenheiros Politécnicos e o Fundo Patrimonial Amigos da Poli farão uma breve apresentação.

Por volta das 17h será realizado encerramento, pela diretora da Poli, seguido pela apresentação musical do Acappolli, grupo de canto Acappella de alunos da Escola Politécnica da USP.

Locais da recepção:

• Auditório Professor Francisco Romeu Landi, prédio da Administração da Poli, Edifício Mário Covas Jr. – Maps

Travessa 3, Av. Prof. Luciano Gualberto, 380 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010

• Auditório do Prédio da Engenharia Elétrica da PoliMaps

Poli-Elétrica USP, Travessa 3, Av. Prof. Luciano Gualberto, 158 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-900

• Auditório Amarelo – Professor Doutor José Augusto MartinsMaps

Av. Prof. Almeida Prado, 2 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010

• Auditório Vermelho – Professor Doutor Décio Leal de ZagottisMaps

Av. Prof. Almeida Prado, 2 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-010

• Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI)Maps

Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310.