Workshop promovido pela Poli-USP em Santos trará informações sobre toda a cadeia produtiva da indústria

A cidade de Santos sediará, de 7 a 10 de novembro, a quarta edição do Workshop de Petróleo da USP, promovido pela Escola Politécnica da USP por meio do Capítulo Estudantil da USP, organização universitária ligada à Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE). O evento será realizado no Parque Balneário Hotel, que fica na  Av. Ana Costa, 555. Santos – SP. Nesta quarta edição, o Workshop de Petróleo da USP pretende discutir os caminhos a serem tomados mediante um cenário de desaceleração mundial da indústria. Nesse sentido, o evento deverá discutir soluções tecnológicas para otimizar a produção, gerando menores custos, bem como ferramentas inovadoras e recentes descobertas exploratórias.

O Workshop de Petróleo da USP se tornou um evento de referência tanto para a indústria de óleo e gás quanto para a comunidade acadêmica, explicam os organizadores. “O desenvolvimento do evento na cidade de Santos é estratégico, uma vez que a cidade comporta um núcleo de atividades em expansão do setor de petróleo, dada a crescente demanda de exploração e produção offshore na Bacia de Santos, onde se encontra grande parte dos reservatórios do pré-sal”, completa o professor da Poli-USP e orientador do evento, Cleyton de Carvalho.

A programação do evento (http://speuspstudentchapter.com.br/programacao.html) conta com mais de 10 palestras de profissionais que atuam nas mais diversas etapas da exploração de petróleo, tanto na academia quanto no setor produtivo, uma mesa redonda sobre a recente crise da indústria de óleo e gás, além de dois minicursos e um quizz entre os estudantes participantes.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site http://speuspstudentchapter.com.br/inscricao.html. O credencimento para a imprensa pode ser feito pelo e-mail comunicacao@poli.usp.br.

A organização do evento é fruto do extensivo e minucioso trabalho colaborativo do Capítulo Estudantil da “Society of Petroleum Engineers” (SPE) da USP. “É uma equipe coesa e organizada, com a inteligência e responsabilidade característicos dos politécnicos, que já arrebatou nada menos que o Outstanding Student Chapter Award, principal prêmio dos Capítulos de Engenharia de Petróleo do mundo, recebido em Dubai em setembro de 2016. Eles se ocuparam por meses com cada detalhe do evento, desde a escolha do espaço físico, temas a serem abordados, convite aos palestrantes, até gestão do tempo das apresentações e perguntas, dinâmica de recepção, fornecimento dos certificados, e muitos detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso de um evento técnico-científico. Estamos confiantes que o resultado deste esforço colaborativo será um evento propulsor de discussões importantes sobre os novos rumos do setor do petróleo, sobretudo no Brasil”, conclui o professor Cleyton de Carvalho.