O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web.

Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores.

O número de universidades e instituições de pesquisa por país ajuda a reconhecer a diferença na capacidade de geração de conhecimento científico, considerando que esta é uma dimensão de análise, assim como o desempenho obtido. Por exemplo, os Estados Unidos estão representados por 1.028 instituições, enquanto o Brasil está representado por 205 instituições apenas. No mundo, SCImago classificou 7.945 instituições. A Universidade de São Paulo encontra-se em 43º no âmbito geral da classificação.

A opção de visualização permite identificar as áreas de conhecimento onde a instituição publicou, reconhecer o prestígio das revistas científicas nas quais o conhecimento da instituição foi publicado e identificar as comunidades científicas predominantes.

Leia a matéria na íntegra.