Estão abertas as inscrições para uma bolsa de doutorado e uma de mestrado, oferecidas pela Embaixada da França

Com o objetivo de fortalecer de maneira sustentável a mobilidade de estudantes no nível de Master, a Bolsa de Excelência M2 é voltada aos estudantes de nacionalidade brasileira atualmente residentes no Brasil e já admitidos no segundo ano do Master (M2). A bolsa é válida por um período de 10 meses, de 1º de setembro de 2023 a 30 de junho de 2024, para alunos admitidos em estabelecimentos públicos de ensino superior ou similar no ano acadêmico 2023-2024. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 35 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2023. Saiba mais aqui.

Já a Bolsa de Doutorado Cotutela, com o objetivo de incentivar a política de formação doutoral de maneira duradoura e oferecer suporte às equipes brasileiras e francesas de pesquisa, é voltada aos pesquisadores brasileiros já inscritos ou que planejam se inscrever em um programa de doutorado em cotutela. Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de 12 meses (consecutivos ou divididos em duas estadias de 6 meses). O financiamento complementar obrigatório, com valor mínimo de 750 euros por mês, deve ser garantido por uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. Saiba mais aqui.

As candidaturas para a Bolsa de Excelência M2 estão abertas até dia 31 de maio e podem ser feitas aqui. Já as inscrições para a Bolsa de Doutorado Cotutela devem ser enviadas por um coordenador de projeto designado por um estabelecimento de ensino superior ou de pesquisa, público ou privado, brasileiro ou francês, por e-mail enviado para phd@campusfrancebrasil.com.br e preenchimento do formulário até a data de limite de 21 de maio.