Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

Em seminários, docentes da Poli contarão sobre suas experiências na adaptação das grades curriculares para as Novas Diretrizes Curriculares

Nos dias 22 de novembro e 13 de dezembro, a Escola Politécnica (Poli) da USP realizará dois seminários para apresentar as novas propostas de estruturas que estão sendo implementadas nos cursos de graduação em engenharia mecatrônica e engenharia elétrica, e os resultados obtidos ao longo do ano letivo de 2024. As inscrições podem ser feitas pelo link.

O Projeto Piloto do curso de Engenharia Mecatrônica será apresentado no dia 22 de novembro, às 8h30, pelo professor Rafael Traldi Moura. O Projeto Piloto do curso de Engenharia Elétrica será apresentado pelo professor Gustavo Rehder no dia 13 de dezembro, também a partir das 8h30. Ambos serão realizados no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, no Prédio da Administração da Poli.

As propostas atendem às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia, aprovadas em 2019, que deram foco no desenvolvimento de Competências. Para isso, utilizam uma abordagem que se utiliza de novas metodologias de ensino para promover a melhora do aprendizado. “O que queremos é que os alunos aprendam também, além da forte base teórica, a usar o conteúdo para fazer algo, o podemos definir como habilidade. O nível cognitivo do aprendizado deve permitir ao aluno se apropriar do conhecimento. Por exemplo, pegar os conceitos de matemática, física, etc, entender e se apropriar para poder aplicar em outra situação, trasladando o conhecimento”, ressalta o professor Rafael Traldi Moura.

Os projetos atendem às novas DCNs no sentido de modernizar os currículos, explica o presidente da Comissão de Graduação, Fernando Kurokawa. Ele também detalha que a racionalização das disciplinas, um destaque dessas diretrizes, não implica na diminuição de conteúdos teóricos, e sim na integração entre a teoria e prática para apresentar o conteúdo aos estudantes, de forma que eles desenvolvam determinadas competências, e relacionem os fundamentos à prática.

A avaliação dos estudantes também representa uma mudança. Além das provas somativas (conhecidas como P1, P2 e P3), o aluno é avaliado continuamente, demandando que ele estude de maneira constante e esteja em dia com a disciplina, não concentrando todo o conteúdo em avaliações no meio e no final do semestre. Ou seja, após duas semanas o estudante já tem a chance de compreender o nível de exigência do seu curso, e pode adaptar suas técnicas de estudo e dedicação.  “Além das avaliações cotidianas, temos ainda duas grandes provas, e são somente duas (ao contrário de 9 antes do piloto). Elas são integradoras, com questões de engenharia que usam teorias que foram dadas antes como conceito para resolver os problemas de engenharia, ao invés de terem questões específicas de física, cálculo e álgebra linear. A prova é uma forma do aluno aprender como funciona a engenharia”, detalha Rafael Traldi Moura, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica.

O acolhimento dos estudantes também é uma premissa das propostas, que conta com acompanhamento e tutorias ao longo do semestre. O objetivo é manter a motivação e, por meio de atividades coletivas de monitoria, promover a sensação de pertencimento entre o grupo.

Serviço

Ciclo de Seminários da Comissão de Graduação da Escola Politécnica da USP

  • Seminário sobre o Projeto Piloto do curso de Engenharia Mecatrônica

22/11/2024, às 8h30

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Prédio da Administração da Poli.

  • Seminário sobre o Projeto Piloto do curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos e Computacionais

13/12/2024, às 8h30

Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Prédio da Administração da Poli.

Os seminários têm como público-alvo toda a comunidade politécnica. As inscrições podem ser realizadas pelo link.