Equipe do projeto INSPIRE divulga comunicado oficial sobre o resultado dos testes do ventilador pulmonar

INSPIRE Ventilador Pulmonar Emergencial, Aberto e de Baixo Custo

Comunicado Oficial  001 20/04/2020

Nos dias 13 e 14 de Abril de 2020 foi realizado estudo do Ventilador Emergencial INSPIRE  com animais, com o devido trâmite de Comissão de Ética em Pesquisa. O estudo foi coordenado pela Professora Titular Denise Tabacchi Fantoni com o auxílio da Professora Dra. Aline Ambrósio, ambas do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Estes ensaios foram realizados no Laboratório 08 de Investigações Médicas da Faculdade de Medicina da USP, LIM08, coordenado pelo Professor Titular José Otávio Costa Auler Junior com o auxílio da Dra. Denise Aya Otsuki, ambos da Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP. O ventilador emergencial INSPIRE foi testado em dois animais e foi considerado aprovado neste estudo.

Nos dias 17, 18 e 19 de Abril foram realizados estudos com pacientes, com o devido trâmite na Plataforma Brasil do CONEP, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, sob a coordenação do Professor Titular José Otávio Costa Auler Junior e com auxílio da Professora  Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Professora Associada do Departamento de Cirurgia, Disciplina de Anestesiologia da FMUSP e Médica Supervisora da UTI Cirúrgica e da Divisão de Anestesiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Fisioterapeuta Dr. Alcino Costa Leme. Este estudo foi realizado com quatro pacientes, nas dependências do INCOR Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. O Ventilador Emergencial INSPIRE foi considerado aprovado neste estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão. Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o INSPIRE.

Nos próximos passos, os documentos serão enviados aos órgãos competentes, inclusive à ANVISA.

Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior FM-USP

Profa. Dra. Denise Tabachi Fantoni FMVZ-USP