FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli recebe da Trimble doação de um laboratório para o curso de Engenharia Civil

Estrutura é o primeiro Trimble Technology Lab da América do Sul e garantirá a ampliação dos estudos com inovação e de acordo com os desafios reais da sociedade

A Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a doação do Trimble Technology Lab para as áreas de engenharia civil, topografia e construção. O laboratório irá expandir a liderança da universidade em treinamentos e pesquisas em projetos de edifícios 3D, Building Information Modeling (BIM), levantamentos topográficos e georreferenciamento, escaneamentos e ambientes construídos sustentáveis. 

O Trimble Technology Lab proporcionará aos alunos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, incluindo o Departamento de Construção Civil (PCC) e o Departamento de Engenharia de Transportes (PTR), experiência prática em uma ampla gama de soluções da Trimble. As aplicações dessas soluções abrangem escaneamentos de edifícios e canteiros de obra, modelagem arquitetônica e estimativas digitais de custo e cronograma da construção para melhorar a produtividade e reduzir custos. A parceria com a Trimble permite que a Universidade de São Paulo incorpore integralmente em seu currículo as ferramentas tecnológicas que estão transformando rapidamente o modo como edifícios e ambientes de vivência estão sendo projetados e construídos. 

O amplo portfólio de soluções de construção civil da Trimble apoia o processo de construção e capacita diferentes equipes ao longo de todo o ciclo de vida do projeto – melhorando a produtividade, qualidade, transparência, segurança e sustentabilidade, enquanto reduz o desperdício. 

“Para realizar nossa missão de levar transformação à indústria da engenharia civil e construção, a Trimble está apoiando ativamente universidades de destaque global, proporcionando soluções com tecnologia de ponta para treinamentos, demonstrações em sala de aula e pesquisas,” diz Allyson McDuffie, diretora de Educação e Comunicação na Trimble. “Estamos entusiasmados em estabelecer nosso primeiro Trimble Technology Lab da América do Sul, em colaboração com a Universidade de São Paulo, renomada líder acadêmica no Brasil, para fortalecer a educação da nossa próxima geração de projetistas, arquitetos, empreiteiros, engenheiros e gestores no Brasil.” 

“Estamos orgulhosos em estabelecer essa parceria com a Trimble para criar o primeiro Trimble Technology Laboratory do Brasil,” diz o Professor Edvaldo Simões da Fonseca Júnior, da Universidade de São Paulo. “Essa generosa doação significa que estudantes e pesquisadores de toda a universidade terão acesso a tecnologias que ampliarão nossos estudos em topografia, modelagem 3D de construção, análise de performance e apresentação digital do ambiente da edificação de maneira inovadora. A próxima geração de profissionais da engenharia, construção sustentável e topografia em São Paulo terá a oportunidade de conhecer e utilizar soluções tecnológicas de ponta em problemas reais do mundo da construção, graças ao apoio pioneiro da Trimble.” 

“O novo Trimble Technology Lab em São Paulo vai preparar a próxima geração de líderes da engenharia e construção para serem ousados e melhores em abordar os desafios de aproveitar a inovação tecnológica da indústria no século 21, aumentando a produtividade e reduzindo o retrabalho e os custos,” diz Carlos Alberto P. Nogueira, vice-presidente e diretor executivo da Trimble Brasil. 

“A colaboração entre a Universidade de São Paulo e a Trimble para implementar um Trimble Technology Lab na Escola Politécnica é muito bem-vinda, pois nos permitirá continuar oferecendo aos nossos alunos o acesso aos dispositivos e plataformas de software mais atualizados para atividades envolvendo BIM, um tema fundamental no nosso currículo,” diz o professor Eduardo Toledo. 

“Para a Universidade de São Paulo, receber uma doação da Trimble não é apenas uma vantagem financeira para aprimorar um laboratório ou apoiar uma pesquisa; e tem muitos significados para a USP. Primeiro, exprime a confiança investida naquilo que fazemos; segundo, representa o apoio às nossas atividades e, em terceiro lugar, a colaboração possibilita o diálogo contínuo com a Trimble, que certamente se fortalecerá conforme construímos essa relação com uma líder da tecnologia da construção,” diz Vahan Agopyan, reitor da Universidade. 

O laboratório irá incluir uma ampla gama de soluções Trimble líderes na indústria como a estação total robótica Trimble® com software FieldLink, estações totais mecânicas Trimble, sistema topográfico GNSS Trimble, um scanner a laser 3D e scanners de mão. Soluções avançadas em software incluem o software de monitoramento Trimble 4D Control, software de escaneamento RealWorks®, Trimble Business Center com UAS e processamento de dados geoespaciais, Vico Office Suite, Tekla® Structures, Tekla Structural Designer, Tekla Tedds, Trimble Connect, Sefaira Architecture e o popular software de modelagem 3D da empresa, SketchUp Pro. 

Sobre a Escola Politécnica (Poli) da USP

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem mais de um século de história, formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos. Fundada em 1893, a então denominada Escola Politécnica de São Paulo foi incorporada à USP em 1934; hoje ela é referência nacional e considerada a mais completa faculdade de Engenharia da América Latina. Para mais informações, visite: www.poli.usp.br. 

Sobre a Trimble 

Nascida no Vale do Silício, a Trimble está transformando o modo como o mundo trabalha, fornecendo produtos e serviços que conectam os mundos físico e digital. As principais tecnologias em posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados, permitem que os clientes melhorem a produtividade, a qualidade, a segurança e a sustentabilidade. Com isso, a Trimble otimiza processos de toda a cadeia produtiva das indústrias que atende, sendo as principais Agricultura, Construção, Geoespacial e Transportes e Logística. Para mais informações sobre a Trimble (NASDAQ: TRMB), visite: www.trimble.com.

Print Friendly, PDF & Email