FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Professor da Poli-USP é homenageado por suas contribuições para área de logística 

Nicolau Dionísio Fares Gualda (73), Professor Sênior do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli) da USP, é destaque em premiação online por suas contribuições na área de Logística 

Na terça-feira, dia 17 de novembro, o professor titular sênior da Escola Politécnica (Poli) da USP, Nicolau Dionísio Fares Gualda, do Departamento de Engenharia de Transportes, coordenador do Laboratório de Planejamentos e Operação de Transportes  (LPT/ EPUSP), foi escolhido e homenageado pela Revista MundoLogística e empresa BBM Logística com o título de “Personalidade de Logística do Ano” no Prêmio BBM 2020, realizado em solenidade on-line.

A categoria “Personalidade de Logística do Ano” é uma novidade no Prêmio BBM, que em 2020 chega na sétima edição. O professor Nicolau Gualda foi o primeiro a ser homenageado e reconhecido com o título por seu desempenho na formação acadêmica de profissionais que se destacam na área. O ex-aluno do professor e ex-diretor do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), Coronel Engenheiro Ulisses de Oliveira Bonasser, profissional de destaque na área de logística, fala sobre o professor: “Me impressiona a sua desenvoltura para transitar pela área acadêmica, mundo corporativo e governamental”.

O docente é especialista em modelagem de sistemas logísticos e em planejamento e projeto de terminais de transportes. Atuou em grandes iniciativas como no planejamento do sistema aeroportuário brasileiro, no projeto do Aeroporto de Guarulhos e em consultoria em logística para empresas de ponta. Foi professor convidado da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e da Universidade de Marselha, França. É consultor ad-hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e do Scielo.

Sua produção técnico-científica inclui 65 trabalhos em congressos, 26 artigos em periódicos e 9 capítulos de livros.

Orientou 41 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, tendo entre seus orientados: o ex-reitor do ITA Claudio Jorge Pinto Alves; o ex-vice-reitor da Unicamp Orlando Fontes Lima Jr.; os ex-diretores da ESALQ (José Vicente Caixeta Filho), do Mackenzie (Arnaldo A. R. Vallim Filho) e do ILA – Instituto de Logística da Aeronáutica (Cel. Eng. Ulisses de Oliveira Bonasser); o ex-Secretário de Estado de Transportes e Secretário de Aviação Civil Dario Rais Lopes; os professores da USP: Claudio Barbieri da Cunha, Rui Carlos Botter, Hugo T. Y. Yoshizaki, José Vicente Caixeta Filho, Marcelo Eduardo Giacaglia e Hugo Pietrantonio; do ITA: Claudio Jorge Pinto Alves, Carlos Muller, Dario Rais Lopes, Fernando T. M. Abrahão e Evandro José da Silva; da UNICAMP (Orlando Fontes Lima Jr.); da University of Texas at Santo Antonio (Ângela Jannini Weissmann); de Universidades Federais (Gustavo Peixoto Silva, Gregório C. de Moraes Neto); e diretores de empresas do setor (André Alarcon de Almeida Prado, Ricardo Hamad).

O ex-aluno e ex-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Claudio Jorge Pinto Alves, finaliza: “Uma referência na área de transportes em geral. Foi muito importante ser guiado pelo rigor técnico-científico. Estou sempre aprendendo com ele. Título merecido!”.

Veja mais sobre a premiação aqui.

Print Friendly, PDF & Email