FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Em evento, professores apresentam a nova unidade Embrapii Poli-USP Powertrain

A parceria entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) possibilitou a criação da mais nova unidade focada em inovações da indústria automobilística em funcionamento na USP.

Na manhã desta quarta-feira (02/06), o professor e coordenador da iniciativa, Agenor Fleury, em conjunto aos representantes da Embrapii e ao grupo multidisciplinar de pesquisadores inseridos no desenvolvimento do projeto Poli-USP Powertrain, fizeram a apresentação a respeito das inovações no desempenho do setor automotivo. 

A previsão dos especialistas no setor é atrair parcerias entre empresas da cadeia automobilística e a Poli a fim de estudar soluções para trens de potência de veiculação leve, pesada, agrícola e urbana, e quais tecnologias serão necessárias para a sua obtenção por meio de estratégias brasileiras. 

O evento introduziu as noções sobre o financiamento e funcionamento da Embrapii, seguido pela apresentação das particularidades técnicas de atuação que o Poli-USP Powertrain terá. A partir da exposição do caso de sucesso entre a parceria Poli-Scania, o professor Francisco Nigro, do Departamento de Engenharia Mecânica, ressaltou que a contribuição de alunos e professores em conjunto transforma projetos como o que será iniciado e acabam por edificar casos de sucesso e formar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

Fleury comentou que o entusiasmo dos professores em apresentar seus trabalhos acabou por alongar a reunião, que foi finalizada com a abertura de comentários pelo público e discussões sobre possíveis parcerias, interface sobre a sustentabilidade do projeto e combustíveis renováveis. 

A professora e diretora da Poli, Liedi Bernucci, relatou a experiência com a empresa, citando os outros pólos da Embrapii em parceria com a Poli que trazem muita contribuição à Escola, publicando e compartilhando pesquisas de impacto nas áreas em que atuam.

A transmissão está disponível no canal de Youtube da Poli.

———————

Texto: Jaqueline Silva, estagiária de jornalismo.

Edição: Amanda Rabelo.

Print Friendly, PDF & Email