Atenção, aluno! Vai participar do 29º SIICUSP na Poli? A organização tem cinco dicas importantes para você!

A etapa local do 29º SIICUSP será realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP de 28 de setembro a 1º de outubro de 2021. O evento será online, o que modifica bastante a forma como os alunos participam, uma vez que eles devem gravar um vídeo previamente, e apresentar o projeto ao vivo na data do evento.

Para ajudar, a organização fez uma lista de instruções para os estudantes. Confira abaixo, e veja outras informações no edital.

• Divulgação das pesquisas por meio de vídeo

Os vídeos deverão ter, no máximo, 5 minutos. Precisam ser gravados pelos alunos com uma síntese da pesquisa realizada, para, posteriormente, serem inseridos no canal do Youtube da Poli.

• Instruções sobre as elaborações dos vídeos

A partir da data de sua respectiva sessão, cada trabalho necessitará de um vídeo de, no máximo, 5 minutos, cujo autor deverá gravar para disponibilizar no canal da Poli no Youtube.

Neste link é possível conferir os formatos de vídeo aceitos pela plataforma. O envio do vídeo para o Serviço de Pesquisa será via Formulário Google, disponível neste link, no qual deverão ser colocadas as informações dos autores e do trabalho.

O prazo para envio do vídeo é até 13 de setembro de 2021, impreterivelmente. O aluno deverá seguir o seguinte roteiro para sua elaboração:

• Apresentar-se com nome completo, orientador responsável e instituição de origem/departamento;
  • Apresentar o título da pesquisa e os autores;
  • Descrever a motivação, importância e objetivos da pesquisa;
  • Breve descrição da metodologia empregada;
  • Síntese dos principais resultados e conclusões obtidas;
  • Agradecimentos (atenção: não esquecer de agradecer aos órgãos financiadores da pesquisa);
  • É preciso que esteja atento à utilização de figuras e áudios com direitos autorais. Figuras devem sempre vir acompanhadas de fontes e músicas com direitos autorais podem resultar na indisponibilização do vídeo pelo Youtube;
  • A arte e a dinâmica do vídeo são livres, desde que se respeitem as instruções acima. Para alunos que não tiverem familiaridades, é possível criar uma conta gratuita para se ambientar ao sistema, por meio deste link. Com este login também é possível fazer a gravação do seu vídeo e da apresentação dos slides.

• Avaliações dos trabalhos por meio do Zoom

Os alunos farão uma breve apresentação sobre a pesquisa com uso de slides, também com máximo de 5 minutos, via salas online do Zoom. As sessões ocorrerão dos dias 28 de setembro a 1º de outubro de 2021, em que cada aluno será avaliado por dois avaliadores em um período de 10 minutos. O

• Instruções sobre as avaliações dos trabalhos

O evento será integralmente on-line, com diversas salas simultâneas no Zoom, distribuídas durante os dias 28 de setembro a 1º de outubro, em que alunos e avaliadores estarão conjuntamente conectados.

Os trabalhos apresentados serão divididos por engenharias, conforme calendário enviado previamente. Cada sala terá, no máximo, 10 alunos a serem avaliados; todos os autores/colaboradores receberão convites de presença por meio do Google Agenda, que deverão ser confirmados imediatamente. Posteriormente a essa etapa, um link será encaminhado, designando a sala em que participará.

Alunos devem logar-se no Zoom com o nome correto, pois não será possível renomear-se no dia oficial do evento. Aqueles que tiverem problemas pontuais de conexão durante a sessão deverão retornar imediatamente à mesma sala e problemas prévios de conexão deverão ser comunicados ao Serviço de Pesquisa com antecedência para que as devidas providências sejam tomadas.

Todos os alunos devem estar conectados 15 minutos antes do início de sua sessão e, independentemente da ordem de apresentação de seus respectivos trabalhos, devem acompanhar toda a sessão. Alunos que não comparecerem não terão sua participação contabilizada no evento e seus resumos não farão parte das publicações do SIICUSP.

Na sala, cada aluno compartilhará sua própria tela com slides contendo uma breve síntese da pesquisa e a apresentação não poderá ultrapassar os 5 minutos. O roteiro a seguir deve ser seguido para uma avaliação completa:

•  Apresentar-se com nome completo, orientador responsável e instituição de origem/departamento;
  • Slide inicial com título do trabalho e os autores;
  • Motivação, importância e objetivos da pesquisa;
  • Breve descrição da metodologia empregada;
  • Síntese dos principais resultados e conclusões obtidos;
  • Agradecimentos (atenção: não esquecer de agradecer aos órgãos financiadores da pesquisa).

Os alunos devem se atentar ao tempo de apresentação para não atrasar o cronograma de trabalhos da sala. O uso de poucos slides são fortemente recomendados. Dados os 4 minutos de apresentação, o coordenador responsável pela sala solicitará ao apresentador que passe para as conclusões e finalize sua apresentação. E após cada apresentação, dois avaliadores farão perguntas aos alunos, sendo o tempo previsto para cada arguição de, no máximo, 10 minutos.

• Declaração de participação:

Após o término do evento, os participantes receberão um e-mail do sistema com um código de controle, do qual deverá ser informado neste link para gerar a declaração.

Contato: Serviço de Pesquisa – pesquisa.poli@usp.br. Para outras informações, acesse https://www.poli.usp.br/pesquisa/pesquisa-na-poli/siicusp/siicus