Professor lança livro sobre 50 anos da Pós-Graduação da Escola Politécnica da USP

O professor José Tadeu Balbo, professor titular de Infraestrutura de Transportes, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Poli, lançou um livro sobre a pós-graduação na Poli, a fim de resgatar a memória sobre os caminhos percorridos pela modalidade de cursos desde sua implementação na instituição e ressaltar sua contribuição e importância para o aprimoramento da pesquisa e desenvolvimento acadêmico na EPUSP.

Segundo o professor, ao longo do livro, há a exposição em resumo dos temas acerca da PG, além de trazer os números e datas de programas de mestrado e doutorado, bem como o funcionamento dos programas de internacionalização atrelados à pós-graduação. Seu maior objetivo é documentar fisicamente os acontecimentos desde 1940 e sua evolução contínua a fim de “resgatar a memória da pós-graduação em nossa Escola para as gerações presentes que a desconhecem e também para as futuras, bem como deixar bem claras nossas atividades protagonistas no meio acadêmico”.

Sendo desenvolvido desde dezembro de 2020 e finalizado em junho deste ano, a pesquisa e redação da obra é da autoria de Balbo, que foi auxiliado em relação à preparação e impressão no formato digital pela Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP). O livro ainda não possui cópias físicas, mas sua cópia digital pode ser acessada e baixada aqui.

50 anos de pós-graduação da Escola Politécnica da USP