Iniciativa busca despertar sentido crítico-construtivo de estudantes universitários de todo o País

Desenvolvida na Escola Politécnica da USP, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que incentiva o desenvolvimento de futuros líderes em ciência e engenharia, é a vencedora do Prêmio Péter Murányi 2021-22, edição Educação, conforme decisão do Júri. Criada pelas professoras doutoras Roseli de Deus Lopes e Irene Karaguilla e professora Elena Saggio, a ação tem por objetivo induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e, assim, proporcionar oportunidades e orientações aos estudantes, permitindo que desenvolvam o senso crítico-construtivo, por meio de projetos investigativos.

Pensado como uma ação de referência para projetos e iniciativas com o mesmo objetivo, de estimular a cultura científica e o empreendedorismo na educação técnica e básica, a FEBRACE vem promovendo, ao longo de mais de 18 edições, a aproximação entre escolas (públicas e privadas), universidades e centros de pesquisa, permitindo a interação entre o corpo docente, pesquisadores e os estudantes. Anualmente, a entidade promove mostra com os estudantes finalistas, evento que passou para a modalidade remota em função da pandemia.

Para Vera Murányi Kiss, presidente da Fundação Péter Murányi, entidade promotora do prêmio, o resultado da votação mostra a importância de iniciativas como essa para disseminar o fortalecimento da cultura científica entre os estudantes de nosso país. “O projeto vencedor cumpre, ao longo de toda a sua existência, o papel de incentivador da educação de qualidade, de fomentador do pensamento criativo e empreendedor. Este é um bom caminho para possibilitar o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil, bem como preparar uma geração de novos educadores”, afirma.

A FEBRACE tem se consolidado como uma das principais feiras acadêmicas voltadas à ciência e engenharia. Historicamente realizada presencialmente no campus da USP (Universidade de São Paulo), teve de se repaginar em 2020, realizando-se no modo digital, devido ao novo coronavírus.

“Para nós é uma alegria imensa [ter ficado em primeiro lugar]. O prêmio é muito importante para nós, é um super reconhecimento. É uma enorme gratidão a todos os participantes, que ao longo desses 20 anos tornaram tudo possível. Agora, queremos usar esses recursos como a semente para criarmos outro modelo de sustentabilidade para a Febrace. Queremos que a iniciativa tenha vida longa”, conclui a professora Roseli.

Por dentro do Prêmio Péter Murányi 2021-22

Para esta edição, o Prêmio Péter Murányi recebeu 208 trabalhos, vindos de todo o Brasil.  O vitorioso foi selecionado por um júri composto por representantes de instituições nacionais e internacionais ligadas à área de educação, integrantes de universidades federais, estaduais e privadas, personalidades e membros da sociedade.

O Prêmio Péter Murányi é realizado anualmente, com temas que se alternam a cada edição: Educação, Saúde, Ciência & Tecnologia e Alimentação. Cada área é revisitada a cada quatro anos. O valor total é de R$ 250 mil, divididos entre o vencedor (R$ 200 mil), o segundo colocado (R$ 30 mil) e o terceiro (R$ 20 mil). A festa de entrega dos prêmios ocorrerá em abril de 2022.

A premiação conta com o apoio das seguintes entidades: ABC (Academia Brasileira de Ciências); Aciesp (Academia de Ciências do Estado de São Paulo); Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); e  SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

PARA A IMPRENSA:

Fundação Péter Murányi; imprensa@fundacaopetermuranyi.org.br