FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

USP será uma das primeiras universidades públicas brasileiras no metaverso

Parceria  entre USP e Radio Caca (Raca) possibilita que pesquisadores estudem aplicações educacionais do metaverso. Universidade receberá NFT como parte de acordo de cooperação internacional

A Universidade de São Paulo e a United States of Mars, USM (formalmente chamada de Radio Caca ,RACA) firmaram o acordo de cooperação internacional que pretende fomentar pesquisas sobre aplicações e aspectos técnicos, econômicos e legais do Metaverso.

O professor da USP, Marcos A. Simplicio Jr., destaca que é a primeira vez que a USP recebe um NFT (Non-Fungible Token, ou token não-fungível) por meio de uma parceria. O token em questão refere-se a uma terra rara no metaverso que está sendo construído pela USM em parceria com outras universidades do mundo, o USM Metaverse.

Essencialmente, isso significa que a USP terá suas próprias “terras virtuais”, dentro das quais poderá construir diferentes espaços para interação com e entre usuários (alunos, professores, pesquisadores, visitantes, etc) em um ambiente de realidade virtual, aumentada ou mista. “A USP é a primeira universidade da América Latina a ter uma parceria com a Radio Caca para apoiar na construção do seu Metaverso”.

A parceria se dará inicialmente em colaboração com pesquisadores de convênio já firmado, o University Blockchain Research Initiative (UBRI – https://sites.usp.br/ubri/), que é patrocinado pela empresa Ripple (https://ripple.com/) e tem sede na Escola Politécnica. Porém, indo muito além da engenharia, a iniciativa deve envolver a colaboração com uma grande variedade de pesquisadores da USP em iniciativas específicas explorando a plataforma, nas mais diversas áreas de conhecimento.

“É uma grande honra para nós da RACA ter a USP, a maior universidade pública da América Latina, dentro do USM Metaverso. Juntos vamos construir novas experiências que podem liberar todo o potencial da Web3 para as pessoas. Esse é o nosso objetivo, construir um metaverso aberto focado na liberdade do usuário.”, destacou Jeff Watney, o visionário da USM

O USM Metaverso é uma plataforma ampla na qual universidades e criadores de conteúdo podem construir diversas aplicações voltadas a WEB 3.0 em um novo ambiente digital imersivo.

Vislumbra-se que o Metaverso em questão poderá ser útil para pesquisadores em diferentes áreas, como por exemplo: grupos de pesquisa interessados em modelagem 3D, realidade virtual e aumentada e em ambiente imersivo podem modelar o espaço real da universidade dentro da plataforma virtual; pesquisadores nas áreas de educação e psicologia podem avaliar o aprendizado e comportamento em aulas e interações realizadas nesse ambiente; pesquisadores da área de tecnologia podem avaliar a eficácia de diferentes dispositivos de realidade virtual/aumentada para acesso ao metaverso; etc.

Os mecanismos internos ao metaverso em questão também podem ser tema de estudo por pesquisadores das áreas de engenharia, economia, direito e comunicações e artes, buscando o aprimoramento da plataforma como um todo.

“É uma oportunidade bastante interessante para qualquer pesquisador da USP interessado no tema “Metaverso” realizar suas pesquisas usando tal plataforma”, conclui Simplicio.

 

United States of Mars, USM

Fundada em maio de 2021, a Radio Caca é um ecossistema com diferentes plataformas, entre elas, o metaverso United States of Mars (USM) e o game play-to-earn Metamon. Por meio de um contrato de terceiros, a RACA também é a gerente exclusiva da NFT de Maye Musk (Mãe de Elon Musk).

A Radio Caca tem uma comunidade forte e crescente com mais de 627.000 seguidores no Twitter, 300.000 membros do Telegram em comunidades globais e 66.000 membros do Discord. A empresa é apoiada pela OKX Blockdream Ventures e pelo Tachyon Accelerator da ConsenSys Mesh.

 

A Atuação da USP

A UBRI (University Blockchain Research Initiative ou Iniciativa de Pesquisa em Blockchain nas Universidades) é uma iniciativa da Ripple Labs Inc., uma empresa Norte Americana por trás da criptomoeda homônima (Ripple, código de negociação XRP) e de tecnologias como a XRP Ledger. O XRP está atualmente listado entre as maiores criptomoedas do mundo.

A USP, cumprindo seu papel de universidade de pesquisa, participa da iniciativa desde 2019, como um nó local de pesquisa em Blockchain filiado à UBRI. O time é composto por quatro unidades principais dentro da USP, como a Escola Politécnica, o Instituto de Matemática e Estatística, a Faculdade de Economia e Administração e a Faculdade de Direito, cobrindo desde a aplicação da tecnologia Blockchain nos mais diversos setores até a regulação e o impacto econômico. As ações do grupo são voltadas para a pesquisa interdisciplinar e formação de pessoas, tanto na forma de cursos como em eventos de divulgação.

Para esta iniciativa no Metaverso, estão sendo costuradas colaborações que com forte envolvimento da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Instituto de Estudos Avançados (IEA), Instituto de Psicologia (IP), Cidade do Conhecimento, Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (NUTAU), Museu da Pessoa, e a Games for Change América Latina. Como projeto piloto, está sendo avaliada a iniciativa conhecida como “Transcender”, promo que tem por alvo o estudo de formas de trabalhar o luto e a despedida, processos naturais humanos que ganharam uma dimensão ainda maior nos últimos anos, considerando a crise de Covid-19. O objetivo do projeto é criar um ambiente imersivo, de forma poética e com apoio de psicólogos, especialistas em rituais e estudiosos de religiões, na tentativa de levar conforto emocional às famílias e amigos que perderam alguém, e de ajudá-los no processo do luto.

 

Contato para imprensa

Assessoria de Imprensa da Escola Politécnica da USP

Amanda Rabelo – comunicacao.poli@usp.br, +55 11 93715-5236 (WhatsApp).

Mike Salle – mike_salle@radiocaca.com

Print Friendly, PDF & Email