Doutores da Poli-USP recebem menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2022

No último dia 11 de agosto foi divulgado o resultado da 17ª edição do Prêmio CAPES de Tese, iniciativa que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil em 2021 promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A lista de ganhadores e menções honrosas podem ser encontradas na página da Capes. Duas teses realizadas nos Programas de Pós-graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP receberam Menções Honrosas.

Na área de Engenharias I, Ramoel Serafini recebeu menção honrosa pela tese “O efeito do fogo em concretos pré-moldados reforçados com fibras de aço para túneis: da microestrutura à simulação numérica”, orientada pelo professor Antonio Domingues de Figueiredo, professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Alberto de la Fuente Antequera. O doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Na área de Engenharias II, a pesquisadora Juliana Siqueira-Gay recebeu menção honrosa pela tese “Do uso intensivo às paisagens fragmentadas: perspectivas sobre impactos cumulativos da mineração nas florestas na Amazônia brasileira”, orientada pelo professor Luis Enrique Sanchez, professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Poli, e Laura J. Sonter. O doutorado foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral.

O diretor da Poli, professor Reinaldo Giudici, parabenizou os pesquisadores e seus orientadores pela premiação. “Reconhecimentos deste tipo – externos e envolvendo competição nacional – mostram que a alta qualidade do trabalho desenvolvido em pesquisa na Escola Politécnica”.

Em nota, a Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP destacou a excelência da universidade expressa na premiação. Na edição de 2022, a USP foi a universidade com maior número de premiações e menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2022. “Nossa(o)s egressas(os) de doutorado ganharam 15 Prêmios Tese (30,6% do total das 49 Áreas) e 20 menções honrosas. O Prêmio CAPES de Tese premia as teses defendidas no ano de 2021, correspondendo a um dos anos de impacto da pandemia pela covid-19 na ciência brasileira e nas atividades das universidades. O resultado alcançado pela USP, fruto da dedicação de sua comunidade, é histórico e vem celebrar todo o esforço desta comunidade em defender, valorizar e fortalecer a ciência brasileira”.

Este reconhecimento nacional é muito importante porque valoriza a excelência da pós-graduação internamente e também sinaliza aos jovens que querem buscar uma pós-graduação de excelência no país, afirma o professor Márcio de Castro Silva Filho, Pró-reitor de Pós-Graduação da USP.