FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Poli-USP recebe delegação de autoridades e empresários de Mali

No dia 14 de setembro de 2022, a Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu uma delegação de autoridades e empresários de Mali para discutir possíveis parcerias para desenvolver estudos e pesquisas sobre o papel da pequena mineração na economia local. A delegação foi liderada pelo Sr. Diarra Adama, ex-ministro do governo do país.

 

Para isso, eles foram recebidos pela diretoria da Poli, pela Comissão de Relações Internacionais e pesquisadores que atuam na área de pequena mineração, o Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração) e o Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (LAREX). Durante a recepção, os representantes manifestaram interesse em promover o intercâmbio entre alunos, pesquisadores e professores brasileiros e do Mali, a fim de impulsionar o desenvolvimento de uma mineração responsável social e ambientalmente. 

Previous slide
Next slide

Representaram a Poli na recepção o seu diretor, professor Reinaldo Giudici, o vice-diretor, professor Sílvio Nabeta, o presidente da Comissão de Relações Internacionais, professor Marcio Lobo Netto. Como representantes do LAREX participaram o pesquisador Amilton Barbosa Botelho Júnior, e Carlos Henrique. O professor Ricardo Cabral de Azevedo representou o Nap.Mineração e o Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI) da Escola. 

 

Segundo os representantes do Mali, o reconhecimento internacional da Universidade de São Paulo em relação à produção de pesquisa os motivou a estreitar contatos com o Brasil. O maior interesse, segundo eles, é nas pesquisas realizadas na Poli e na USP sobre mineração, bem como os fatores socioambientais que são consequência de seu uso desenfreado e inadequado. Um dos focos seria investigar os impactos do garimpo na agricultura, pecuária e na saúde das pessoas que moram na região de Kai, a área rural ao sul de Mali em que a mineração é realizada.

Durante a agenda internacional no Brasil, os membros da delegação devem voltar à Escola Politécnica para realizarem visitas às instalações e laboratórios do NAP.Mineração e do LAREX. 

Print Friendly, PDF & Email