FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Seção: Ex Alunos

 Uma fotorreportagem pela Seção de Expedição de Diplomas da Escola Politécnica da USP

No prédio da Administração da Escola Politécnica da USP, no piso térreo, de frente para o jardim, há uma sala com uma plaquinha escrita “Ex-Alunos”. Lar de uma coleção e acervo histórico muito valioso para a Poli, a Seção de Expedição de Diplomas realiza desde os registros até a organização de Colações de Grau. 

Os responsáveis pela divulgação, recebimento de documentos para atualização de cadastro, conferência das grades, emissão de documentos de conclusão, realização dos eventos de Colação são os mesmos que recebem aqueles que vêm buscar os diplomas, sejam eles os titulares ou familiares.

Previous slide
Next slide

 

Há mais de 20 anos, as mãos de Edvaldo Oliveira e Robson Duarte da Silva,  junto ao recentemente aposentado Elias Ferreira dos Santos, fazem a ponte entre o recente passado escolar e o certificado de futuro profissional.

Um dos anexos da sala é repleto, do chão ao teto, de arquivos e documentos de ex-alunos desde a década de 1930, que agrupa vários pedacinhos de espaço/tempo da memória da Escola Politécnica: diplomas nunca buscados pelos donos, cópias de históricos escolares, diplomas dos alunos da turma de 1935, da turma de 1957, de 1963, 1989, 2004, 2018…

Previous slide
Next slide

Com a marca de milhares de diplomas entregues (milhares de perder a conta), Edvaldo e Robson ainda escutam a recorrente pergunta de mães e pais orgulhosos, que dizem: “esse é o definitivo, já posso mandar enquadrar?”. Entre os que entram e saem da sala, uma coisa todos têm em comum: a contemplação definitiva pelo papel que representa mais uma etapa cumprida.  

Print Friendly, PDF & Email