FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Alunos da Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da USP realizam visita à empresas de óleo e gás em Macaé, Rio de Janeiro

Durante os dias 27 a 30 de novembro de 2022, alunos do curso de Engenharia de Petróleo da Poli-USP inscritos na disciplina “Visitas Supervisionadas em Engenharia de Petróleo” — PMI 3929, visitaram algumas das principais prestadores de serviço do setor de óleo e gás em Macaé, Rio de Janeiro. A disciplina é ministrada pela professora Elsa Vásquez Alvarez e pelo professor Ricardo Cabral de de Azevedo, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), que fizeram a supervisão da viagem, junto ao motorista Carlos Roberto Bertanha. 

 

Desde 2019, a cidade de Macaé vem retomando o setor de óleo e gás, já que, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (ABESPetro), cerca de R$ 285 bi foram investidos no Estado do Rio de Janeiro para elevação da produção das reservas. 

Halliburton

 

A primeira visita foi à empresa Halliburton, em que a turma e os docentes foram recebidos pelo engenheiro Rodrigo Ferreira, ex-aluno do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo. O engenheiro fez uma apresentação sobre as áreas em que a empresa presta serviços e, em seguida, respondeu às perguntas dos alunos sobre o processo de seleção, do qual Rodrigo participou como estagiário e, em 2022, foi efetivado na empresa. Posteriormente, a funcionária de Recursos Humanos, Lorena de Oliveira, fez uma apresentação referente aos diversos programas que a empresa oferece aos estudantes e sobre o funcionamento dos processos seletivos. 

 

Na segunda parte da visita, Rodrigo os acompanhou pela experiência  “in loco”, onde puderam conhecer os diversos equipamentos da indústria offshore e suas principais características.  

Baker Hughes

 

A segunda visita foi à unidade Lagomar, da Baker Hughes. Os estudantes e os docentes foram recebidos pelos funcionários Glaucio Silva, Gustavo da Silva e Guilherme Bellote, (entre outros), que expuseram para os estudantes a abrangência da empresa e seus principais serviços. A funcionária de RH, Ana Magalhães, apresentou o programa de estágios e algumas recomendações de como ir bem nas entrevistas da empresa e, em seguida, o engenheiro Lincoln encaminhou todos à fábrica, onde deu explicações sobre brocas usadas na perfuração de poços de petróleo. 

Petrobras

 

A última do grupo visita foi ao Parque dos Tubos, da Petrobras, onde os funcionários Leandro da Cruz e Raquel Jomaga mostraram a armazenagem e o sistema logístico de equipamentos de médio e pequeno porte que a empresa recebe. Funcionários terceirizados, que no momento da visita estavam recebendo produtos, fizeram uma demonstração do procedimento de recebimento. 

 

Os presentes definiram as visitas como motivadoras, pois foi possível acompanhar de perto algumas das atividades práticas da Engenharia de Petróleo, além de conseguirem conhecer diversos equipamentos offshore utilizados no setor de óleo e gás. 

Print Friendly, PDF & Email