FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Parceria entre Poli-USP e startup internacional oferece oportunidades de hackathon para alunos de graduação

A Comissão de Graduação da Escola Politécnica (Poli) da USP acertou uma parceria com a startup Agorize, especializada em desafios de inovação, para fomentar oportunidades de hackathons para seus estudantes de engenharia. As vagas serão divulgadas pela comunicação institucional da Escola, e toda a organização da participação dos alunos é organizada pela empresa. O presidente da Comissão de Graduação da Poli, Antonio Seabra, explica que por meio desta colaboração é possível concentrar a divulgação dessas oportunidades, ou seja, a startup oferece diversas opções de hackathons adequadas para o perfil da Escola, de maneira institucionalizada.

A primeira equipe da Escola a participar de uma competição tecnológica por meio da parceria, Os Navais, venceu o hackathon latino americano da empresa Huawei, e recebeu uma premiação de 15 mil dólares. A equipe foi formada pelos estudantes Felipe José Vidal Souza, Pedro Maebara Antunes, Jungeui Choi e Lucas Cremaschi, todos do terceiro ano de Engenharia Naval da Poli. Seabra explica que o desafio consistia em apresentar um projeto que utilizasse as ferramentas de desenvolvimento Huawei. 

A Comissão de Graduação da Escola Politécnica vai organizar, sempre durante o prazo de inscrições, uma sessão de esclarecimentos para cada oportunidade onde um membro da Agorize vai explicar os detalhes da competição. A data da realização de cada sessão de esclarecimentos será divulgada pelo site da Poli e pelos outros meios de comunicação.

Imagem: Freepik.

Fundação Egis – Team up of Climate

Cronologia: 9 de janeiro – 30 de março de 2023 / 4 de Abril para Brasil

Escopo: Aberto no mundo inteiro 

4 categorias: 

Como construir uma resposta adaptativa aos riscos climáticos?

Como ampliar as soluções baseadas na natureza?

Como o patrimônio cultural e as comunidades podem contribuir para a adaptação local?

Fora da caixa

Como participar: Em equipes de 2 a 5 pessoas, enviar uma breve apresentação de 5/10 diapositivas antes da data final da primeira etapa

 

Schneider GoGreen 2023

  • Cronologia: janeiro – abril de 2023 (TBC)
  • Escopo: Aberto aos estudantes no mundo inteiro 
  • Temática: Similar ao ano passado (link até a plataforma do ano passado)
  • Como participar: Em equipes de 2 a 5 pessoas, enviar uma breve apresentação de 5/10 diapositivos antes da data final da primeira etapa

 

Aeroporto de Marselha 2023

  • Cronologia: janeiro – março de 2023 (TBC)
  • Escopo: Aberto aos estudantes no mundo inteiro
  • Temática: Dar vida ao futuro Terminal 1 do aeroporto da cidade de Marselha

3 Categorias: Relações emocionais (criar uma relação emocional com os futuros viajantes), Efeito UAU (criar o efeito uau através de um elemento icônico intemporal e instagrammável), “Out of the box” (proponha sua melhor idéia para dar ao futuro Terminal 1 uma identidade única)

Print Friendly, PDF & Email