Cátedra Abertis 2023: Premiação reconhece pesquisas sobre mobilidade sustentável. Inscrições estão abertas

Até 16 de junho, estão abertas as inscrições para o prêmio Cátedra Abertis 2023. Com foco na temática da mobilidade sustentável, a 8º edição da premiação é uma parceria da Escola Politécnica (Poli) da USP e a Fundación Abertis espanhola. A Abertis é um dos maiores grupos de concessões de rodovias no mundo e é uma das acionistas da Arteris, uma das maiores companhias de concessões de rodovias do Brasil.

O programa teve seu início em 2016, a partir de um acordo entre a Poli e a Fundación Abertis, em que foi criada uma Cátedra coordenada pela professora Liedi Légi Bariani Bernucci, atual diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A premiação faz parte da Rede Internacional de Cátedras Abertis, criada em 2003 na Espanha. Integram a iniciativa as seguintes instituições de ensino:

• Universidad Politécnica de Madrid (UPM) – COORDENADORA
  • École des Ponts–ParisTech, Fondation des Ponts (Paris, França)
  • Universidad de Puerto Rico (San Juan, Porto Rico)
  • Pontificia Universidad Católica de Chile (Santiago, Chile)
  • Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
  • UNIPD – Università degli Studi di Padova (Pádua, Itália)
  • Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade do México, México)

A Rede Internacional de Cátedras em Mobilidade Sustentável foi concebida pela Abertis, um dos principais grupos internacionais em gestão de rodovias e serviços de mobilidade, e pela  Fundação Abertis, uma organização sem fins lucrativos.

A associação tem como objetivo “fortalecer e promover uma formação na gestão da mobilidade dos transportes, assim como a pesquisa, desenvolvimento e inovação no planejamento e operação de transportes, segurança viária, custos de investimento, manutenção e gestão das infraestruturas de transportes, demanda por transporte e seu comportamento, análise de concessões, política tarifária, aplicação das TICs em sistemas de transportes e outros aspectos científicos, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e de comunicação relacionados com o transporte terrestre e, em geral, com a necessidade de proporcionar mobilidade sustentável, eficiente e segura a toda a sociedade.”

O Prêmio Cátedra Abertis Brasil é aberto a todos os estudantes universitários que, em 2022, tenham defendido suas teses ou dissertações em cursos de pós-graduação devidamente credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em universidades brasileiras.

Confira outras informações sobre a 8º edição da premiação no Edital. Os interessados podem se inscrever aqui.