Equipe da Poli-USP conquista segundo lugar na maior competição de foguetes do mundo

Grupo de extensão da Poli, Projeto Júpiter, leva o nome da USP para a maior competição de foguetes do mundo e se destaca por excelência técnica do projeto apresentado

O Projeto Jupiter, equipe de foguetemodelismo da Escola Politécnica da USP, participou, junto a outras 4 equipes brasileiras, da maior competição de engenharia de foguetes e satélites universitários do mundo, a Spaceport America Cup. Após situações desafiadoras entre os dias 21 e 24 de junho, no Novo México, Estados Unidos, a equipe retornou ao Brasil figurando, pela primeira vez, uma posição de destaque em uma das categorias da competição com o foguete Juno II.

Na categoria “Podium Session”, para qual o Projeto Júpiter foi selecionado entre 158 grupos inscritos, os participantes precisavam apresentar alguma particularidade desenvolvida. O trabalho levado pelo Jupiter mostrava como o truncamento do aerofólio pode conferir maior resistência e segurança para as aletas do foguete, o que fez com que conquistassem o segundo lugar na premiação. “A inovação consiste em uma otimização aerodinâmica do formato das aletas, pequenas ‘asas’ que ajudam na estabilização do voo. A ideia surgiu da necessidade de melhorar a performance do foguete e facilitar a manufatura das aletas de forma que elas se tornassem mais resistentes”, conta Samuel Nascimento, membro do grupo de extensão e estudante de engenharia mecânica da Poli.

“O clima seco e as tempestades de areia [da região] nos obrigaram a adiar o lançamento do foguete. Fazer a integração do foguete no escuro e frio da madrugada no deserto também foi particularmente desafiador”, relata Samuel. Apesar das adversidades, o foguete foi lançado e alcançou um apogeu, ponto mais alto da trajetória, de 3215 metros. O valor foi bem próximo ao previsto pela simulação realizada anteriormente, feita com o software RocketPy, que considera os dados meteorológicos de local e horário. “O RocketPy é um dos softwares de simulação de trajetória de foguetes mais precisos que existem hoje no foguetemodelismo, desenvolvido por antigos membros da nossa equipe e hoje disponível em código aberto para todo o mundo”, explica o aluno.   A equipe da Poli também foi indicada aos prêmios técnicos “Dr. Gil Moore Award” e “Jim Furfaro”. O time de marketing do Jupiter ganhou a premiação “Pictures! Or it never happened” pela cobertura em tempo real nas redes sociais.

“Essa oportunidade nos permitiu mostrar o que estamos desenvolvendo no Brasil e ressaltar a relevância dos estudos realizados pelas universidades brasileiras na área aeroespacial’’

– Samuel Nascimento

Confira a repercussão da notícia nos veículos de comunicação:

Jornal da USP

Olhar Digital