Ingressantes de Pós-graduação de 2024 da Escola Politécnica da USP recebem boas-vindas

Evento organizado pelo Grêmio Politécnico contou com a participação de professores e representantes discentes

Foi realizada nesta quinta-feira, 4 de abril, a Recepção aos Pós-graduandos à Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo. Organizado pelo Grêmio Politécnico, o evento contou a presença de Reinaldo Giudici, diretor da unidade, Oswaldo Horikawa, presidente da Comissão de Pós-graduação da Pós graduação, Eliane Monetti, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Poli e Carina Ulsen, vice-presidente da Comissão de Pesquisa e membro da Comissão de Inclusão e Pertencimento da Poli.

A Recepção foi aberta com as palavras do diretor, que saudou os pós-graduandos e reforçou em sua fala a importância da pesquisa desenvolvida pela pós-graduação para o desenvolvimento do planeta. “A proposta de desenvolver pesquisa é que vocês se tornem as autoridades nos assuntos de escolha, lembrando sempre de como esses temas estão inseridos no mundo, e como eles se relacionam com os problemas que existem”.

Os docentes fizeram uma apresentação do programa de pós-graduação, explicando as etapas que permeiam a trajetória de um pesquisador, apresentando alguns dos centros de pesquisa da Poli como o Research Centre for Greenhouse Gas Innovation e o Tanque de Provas Numérico, e discutindo as características necessárias a um pesquisador da academia. Sobre a questão, a professora Carina Ulsen resgatou a perseverança e o legado de grandes cientistas da história como Albert Einstein e Thomas Edison, e discutiu caminhos para explorar a imaginação, ação inerente ao trabalho científico. “Quem já trabalha [na engenharia] há algum tempo, sabe o quão necessário é ter criatividade, pensar em soluções e às vezes buscar alternativas em áreas que não têm relação direta com a nossa”.

As oportunidades internacionais oferecidas pela Poli também ganharam espaço durante a apresentação. O professor Oswaldo Horikawa expôs as possibilidades de desenvolver o mestrado ou o doutorado pelo sistema “sanduíche”, no qual parte da pós-graduação é desenvolvida nacionalmente e parte em território internacional. Horikawa também falou sobre as bolsas disponibilizadas pela Poli com o objetivo de prestar suporte financeiro ao longo da pós-graduação.

Horikawa ainda convidou a  pensar a ciência para além dos estereótipos.  “A ciência sempre deve estar associada ao humanismo, à engenharia não decide todas as coisas na base da racionalidade ou da razão. Existem momentos que são baseados em aspectos como compaixão e bondade”.

Por fim, o Grêmio apresentou os membros de sua entidade e os principais canais de orientação e suporte aos estudantes da Escola Politécnica.

Confira o álbum de fotos do evento no Flickr.