FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

13ª Edição do Seminário Internacional de Qualidade do Ar apresentou as perspectivas para a área

Nesta quarta-feira, 8 de maio, aconteceu a 13ª edição do Seminário Internacional de Qualidade do Ar de Interiores, evento promovido pela Escola Politécnica (Poli) da USP e o capítulo brasileiro da American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE). O tema deste encontro foi “Qualidade do Ar de Interiores (QAI): Enfrentando Desafios em Ambientes Climatizados”, e contou com seis palestras de representantes do Instituto Butantan, Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Butantan, RML Engenharia, ASHRAE, Omni Electronica e LEQAI (Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar de Interiores). Além de um painel de debates sobre as diferentes tecnologias para purificação e filtragem do ar.

Na mesa de abertura estavam Antônio Luis Mariani, professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Poli e organizador do evento, Alexandre Kontoyanis, presidente ASHRAE Chapter Brasil, Artur Aikawa, presidente do Departamento Nacional da Qualidade do Ar Interior, representando a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e CEO da Omni Electronica, Maria Inez da Luz Gomes, vice-presidente da ASBRAV, Leonardo Cozac, presidente da Brasindoor, Paulo Jabilut, presidente do Plano Nacional da Qualidade do Ar Interior, e Edson Alves, Presidente da Sheet Metal and Air Conditioning Contractors’ National.

Ao longo do evento, o Laboratório de Estudos da Qualidade do Ar Interno (LEQAI) da Poli, em parceria a Omni Electronica, fez a monitoração do ar interior do Auditório Prof. Francisco Romeu Landi e de áreas externas na casa de máquinas com dispositivos medidores em pedestais. Por meio de um QR Code, foi possível verificar em tempo real qual era a condição do ar do local. O professor da Escola Politécnica, Antônio Luis Mariani, também coordenador do laboratório, destacou que “essa é a nova tecnologia que queremos que todos tenham sempre acesso”.

A primeira palestrante foi Ivete Yazigi Roumieh, coordenadora da área de HVAC (sigla para Heating, Ventilation and Air Conditioning) do Instituto Butantan. Sua apresentação abordou os “Desafios e Pontos Críticos em Instalações de Tratamento de Ar para Salas Limpas e Biocontidas”. Logo em seguida, Bruno Perazzo Pedroso, tecnologista em saúde da Fundação Oswaldo Cruz, falou sobre a “Eficácia de ventilação em áreas especiais em hospitais: comparação de soluções de distribuição de ar para uma sala de cirurgia.”

Após um intervalo, Adriano Alves Ferreira, diretor de Desenvolvimento Industrial do Instituto Butantã e Ricardo Oliveira, diretor de Produção do Instituto Butantã, abordaram o tema “Soluções Técnicas e Desafios no Tratamento de Ar em Áreas Específicas de Transporte, Produção e Armazenamento”. Célio Soares Martin, vice-presidente do Departamento Nacional de Projetistas e Consultores da ABRAVA, e Martin Lazar, diretor da RML Engenharia Ltda., concluíram as palestras da manhã falando sobre a “Distribuição de ar: Qual a sua participação na qualidade do ar em ambientes climatizados?”. 

Pela tarde, os dois Distinguished Lecturer – DL da ASHRAE abriram a rodada de palestras. Paolo Tronville, professor associado no Politécnico de Torino, na Itália, apresentou “Novos métodos para a avaliação do desempenho energético de filtros de ar para ventilação de ambientes”. Gutemberg Rios, presidente do iATOS, CEO da PRIMATE e apresentador do Engenharia & Prosa, continuou com o tema “Os desafios da evolução do PMOC para ambientes de produção e de saúde”.

A última palestra do dia contou com a apresentação dos também presentes na mesa de abertura Antônio Luis Mariani, professor da Escola Politécnica, e Artur Aikawa, formado em Engenharia Elétrica pela Poli. O tema abordado foi a “Monitoração da Qualidade do Ar Interior: discussão de resultados experimentais”. Como encerramento, um painel para discutir as “Diferentes tecnologias para purificação e filtragem do ar” convidou Paolo Tronville, Celso Simões Alexandre e Manoel Gameiro, e contou com mediação de Leonardo Cozac. 

Ainda na mesa de abertura, o professor Antonio Luis Mariani refletiu sobre o valor do evento. “Queremos discutir os desafios enfrentados em ambientes climatizados. E nos traz uma grande alegria encontrar colegas e profissionais qualificados e especialistas que dedicam a sua atenção para esse importante tema”.

Fotos do Evento

Print Friendly, PDF & Email