FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Nos dias 17 e 18 de junho, no auditório Prof. Francisco Romeu Landi, professores e funcionários da Escola Politécnica da USP participaram de um evento dedicado à área financeira da unidade. a abertura contou com a presença da diretoria da Poli, o professor Reinaldo Giudici, diretor, professor Sílvio Nabeta, vice-diretor, e a Chefe de Gabinete, Enaége Dalan Sant´Ana. O evento apresentou as melhorias na gestão financeira, divulgou resultados de projetos e outros em andamento, ressaltou a importância da comunicação interna, discutiu o inventário administrativo e realizou uma oficina sobre planejamento de contratação.

O evento começou no dia 17 de junho, às 10h, e a assistente financeira, Vanessa David, iniciou sua fala contextualizando os conceitos de finanças públicas, que diferem em seus modos de atuação das finanças pessoais, visto que a primeira possui diretrizes para seu manejo, e foca no bem-estar coletivo e estabilidade econômica do órgão. Destacou-se a ampliação da transparência e responsabilização fiscal trazida pela lei 14.133/21 em relação à Lei 8.666/93. Foram apresentadas as diversas transformações que a ATFN passou nos últimos cinco anos, incluindo a criação da ATFN virtual, a implementação de compras sustentáveis e a execução da nova Lei de Licitações. Tais mudanças tornaram a área mais dinâmica, reduzindo o número de requisições de compras e diminuindo os prazos de atendimento. Este novo modelo de gestão foi reconhecido no Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo – 2023 (CONPUESP), recebendo nota máxima nos aspectos avaliativos e sendo considerado replicável em outros órgãos.

Às 14h, a segunda apresentação do primeiro dia consistiu em uma roda de conversa sobre a importância da comunicação dentro da Escola Politécnica. Foi discutido como a comunicação é um processo contínuo e essencial para as atividades da Escola, que precisa ser claro e eficaz para todos os membros do instituto. A equipe responsável pela comunicação interna trabalha para garantir transparência e publicidade. Foram apresentadas técnicas jornalísticas, como o lide, em que é dado ao leitor um panorama sobre o conteúdo, e visa a precisão com linguagem descomplicada. Também se enfatizou a importância de práticas de relacionamento saudáveis entre os funcionários, promovendo uma comunicação não-violenta, respeitosa e que viabilize um ambiente colaborativo.

No dia 18, às 10h, o evento continuou com uma abordagem sobre o inventário e o patrimônio da Poli. Foram tratadas as legislações pertinentes, como o Decreto Estadual 63616/2018, o Manual de Administração Patrimonial da USP e a Portaria CODAGE de 16/10/2019, destacando a responsabilidade de cada servidor na conservação do bem público. Como planos futuros, foi discutida a regularidade patrimonial do Escola, com a normatização de procedimentos e a regulamentação do inventário físico para prestação de contas junto à Reitoria e ao Tribunal de Contas do Estado.

Às 14h, o encerramento do evento contou com uma oficina sobre o Plano de Contratações Anual (PCA) e a agenda de compras. Foi apresentado o PCA, documento que orienta e normatiza as compras e contratações planejadas para o ano seguinte, assim como o Documento Formalizador de Demanda (DFD), que ampara a elaboração do PCA. Também se discutiu o uso da plataforma Trello para a organização da agenda de compras, facilitando o acompanhamento de cada solicitação. A comissão financeira da ATFN recebeu destaque por sua futura atuação junto às comissões dos departamentos e setores administrativos da Poli.

O evento expôs as mudanças da área financeira, os avanços e projetos desenvolvidos para melhorar a estrutura e resultados, tornar os processos de trabalho mais contemporâneos e esclarecer dúvidas dos docentes e funcionários. Teve como objetivo apresentar o projeto de atividades da área financeira em parceria com os departamentos para melhorar os resultados financeiros e garantir um bom andamento das rotinas. serão realizadas reuniões para levantamento, orientação e apresentação de soluções baseadas em equidade, melhores práticas e resultados – voltados à governança das contratações e de patrimônio público (inventário 2024). Tais eventos são essenciais para o alinhamento entre os departamentos e os membros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, promovendo um ambiente de respeito e troca de ideias entre todos.

Outras informações na página https://www.poli.usp.br/financeiro

Print Friendly, PDF & Email