FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Congresso Brasileiro de Engenharia em Sistemas e Processos volta ao modelo presencial na Poli-USP em sua terceira edição

Participaram palestrantes nacionais e internacionais nos três dias de evento

(Imagem: Mariana Ricci)

A Escola Politécnica (Poli) da USP recebeu a terceira edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Sistemas e Processos, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2024. O evento, organizado pelo Departamento de Engenharia Química, recebeu mais de 150 espectadores de todo o País, e contou com palestrantes  internacionais da área, como o Professor Larry Biegler, da Carnegie Mellon University, USA.

 

Com o tema “Próxima Geração de Modelos e Ferramentas para Processos Industriais Sustentáveis”, o evento de 2024 reuniu pesquisas inovadoras que foram expostas em palestras e mostras de pôsteres durante os três dias do Congresso.

 

A área de PSE (Process Systems Engineering – Engenharia de Sistemas em Processos) contempla o desenvolvimento e a aplicação de modelos e ferramentas computacionais para o projeto e operação de sistemas seguros, rentáveis e sustentáveis.

O professor Larry Biegler, da Carnegie Mellon University, foi o primeiro palestrante do evento. (Imagem: Mariana Ricci)

Segundo o professor Jorge Andrey Wilhelms Gut, docente da Poli e um dos organizadores do evento, o Congresso teve como principais intuitos congregar as comunidades científica, acadêmica e empresarial da área de Engenharia de Sistemas em Processos (PSE – Process Systems Engineering) e áreas correlatas do País e do exterior, além de divulgar resultados dos mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área e estimular a troca de experiências profissionais entre os congressistas.

 

Em 2018, foi consolidada a ideia da realização de um encontro regular nacional de PSE, com início na cidade do Rio de Janeiro, em 2019, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), na  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A segunda edição do PSE-BR, em 2022, teve que ser realizada em formato não-presencial devido à pandemia. Esta terceira edição retoma a série com realização no campus da Universidade de São Paulo, em julho de 2024, com apoio da ABEQ – Associação Brasileira de Engenharia Química.

 

“A comunidade de PSE possui papel de destaque nas transformações pelas quais a indústria de processos está passando, dentre elas a digitalização, a descarbonização e o tratamento avançado de dados, temas estratégicos nos setores de energia, petróleo e gás, renováveis, especialidades químicas, alimentos e farmacêutico, dentre outros”, afirmou o professor Jorge Gut quanto à importância do evento.

O evento promoveu, acima de tudo, a interação entre a comunidade de Engenharia em Sistemas e Processos.

O público do PSE-BR é composto por docentes, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores da academia, assim como pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas industrial e empresarial. Os estudantes tiveram  a oportunidade de exporem as pesquisas desenvolvidas em suas iniciações científicas, mestrados e doutorados, e de interagirem com profissionais brasileiros e do exterior. 

“A realização periódica deste congresso contribui significativamente para o avanço da Engenharia de Sistemas em Processos no Brasil, promovendo a disseminação de conhecimento”, finaliza o professor Jorge Gut.

 

Confira as fotos do evento.

Print Friendly, PDF & Email