Escola Politécnica

Formando engenheiros e líderes

 

53934247646_71b5a3297a_o.jpg

 

Na última semana, no dia 19 de agosto, a Escola Politécnica da USP sediou a 1ª edição do International Symposium Membrane Technologies, realizado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. 

 

O simpósio tratou de aspectos técnicos e econômicos relacionados aos processos de separação por membranas para tratamento de água e efluentes, e a importância da pesquisa para a sua aplicação, com foco principal na contribuição das Universidades. 

 

Além disso, foram abordados os aspectos práticos da aplicação dos processos de separação por membranas dos pontos de vista de uma empresa que atua no mercado de membranas, Dupont, de uma companhia de saneamento, SABESP, e do diretor de uma unidade de produção de água de reúso, AQUAPOLO. Após as apresentações, foram realizados alguns debates em relação aos avanços da implantação de sistemas de separação por membranas no Brasil e os desafios enfrentados, tanto do ponto de vista de engenharia, como de planejamento. 

 

O evento foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), e é uma importante etapa do projeto de pesquisa  “Desenvolvimento de módulos de ultrafiltração com membranas de fibra oca de matriz mista, polietersulfona e nanopartículas inorgânicas para tratamento de água e esgoto”. Liderado pelo professor José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli, o projeto é uma parceria entre a FAPESP e a SABESP. 

Confira as fotos do evento aqui.