
O Centro de Tecnologia Assistiva CTECVIDA, um Centro de Ciência para o Desenvolvimento apoiado pela FAPESP e sediado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), realizou o evento “MedTech Forum on Assistive Technologies”, que teve sua abertura no dia 28 de novembro.
O evento reuniu representantes da academia, da comunidade clínica, da indústria tecnológica e de pacientes, proporcionando um ambiente de troca e interação sobre o futuro dessas tecnologias na saúde global.
A discussão foi mediada pelo professor Arturo Forner Cordero, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos. Participaram da mesa de abertura o vice-diretor da Escola Politécnica, professor Silvio Nabeta, professor Rogério Monteiro, da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, e Marco Antonio Pellegrini, representante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Em 1991, quando eu precisei, não existia nenhum fabricante de cadeiras motorizadas no Brasil. As pessoas com deficiência, há 30 anos, estavam afastadas das ruas e das possibilidades. Agora, tudo isso está mudando, e por isso essa iniciativa é tão importante e precisa ser levada a toda a sociedade”, conta Pellegrini.