Ciclo Seminários CG 2025: professores discutem uso de Inteligência Artificial nos cursos de Engenharia
Na última terça-feira, 20 de maio, aconteceu o 3º encontro dos ciclos de seminários da CG (Comissão de Graduação) da Escola Politécnica da USP. O encontro abordou o uso da Inteligência Artificial no 1º semestre dos cursos de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André, a estrutura das disciplinas, as atividades desenvolvidas com os estudantes e os resultados obtidos.
O professor Rodrigo Cutri, Reitor da FSA e professor dos cursos de Engenharia, palestrou no evento. Egresso do Pós-Doutorado em Educação em Engenharia da Escola Politécnica da USP, o professor trouxe um panorama do uso da Inteligência Artificial pelos alunos, docentes e funcionários da Fundação.

Na última terça-feira, 20 de maio, aconteceu o 3º encontro dos ciclos de seminários da CG (Comissão de Graduação) da Escola Politécnica da USP. O encontro abordou o uso da Inteligência Artificial no 1º semestre dos cursos de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André, a estrutura das disciplinas, as atividades desenvolvidas com os estudantes e os resultados obtidos.
O professor Rodrigo Cutri, Reitor da FSA e professor dos cursos de Engenharia, palestrou no evento. Egresso do Pós-Doutorado em Educação em Engenharia da Escola Politécnica da USP, o professor trouxe um panorama do uso da Inteligência Artificial pelos alunos, docentes e funcionários da Fundação.
Em um momento de troca de conhecimento e de ideias, os profissionais debateram o impacto dessas tecnologias na metodologia de aprendizado e ensino na universidade. Para Cutri, a implementação da IA na Fundação foi uma alternativa diante do intenso uso de plataformas como o Chat GPT pelos estudantes. Assim, a faculdade propõe tanto regulamentar esse uso quanto capacitar estes estudantes para utilizarem da melhor forma tais ferramentas.
O professor destacou a importância de que os profissionais do futuro conheçam e já tenham trabalhado com essas plataformas de Inteligência Artificial. Para ele, o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto influencia na qualidade da pergunta destinada a tais chatbots e, consequentemente, na profundidade da resposta.
Após a exposição abriu-se um espaço para perguntas em que os docentes da Escola Politécnica destrincharam sobre o funcionamento prático dessa implementação. Competências e habilidades desenvolvidas, mudança na estrutura das disciplinas e aplicação no corpo docente foram temáticas levantadas. A Poli já debateu anteriormente essa implementação em outros eventos como na palestra sobre “IA Responsável e Inovação na Educação”, em parceria com a King ‘s College London.