FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

FORMANDO ENGENHEIROS E LÍDERES

Na segunda-feira, 9 de maio, os professores responsáveis pela disciplina de Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados e Laminares, oferecida pelo Departamento de Engenharia e Geotécnica da Escola Politécnica (Poli) da USP, Luís Bitencourt Junior e Leila Meneghetti Valverdades, realizaram uma atividade Hands On com os alunos. 

O objetivo dos alunos era construir estruturas físicas de arranha-céus utilizando o kit de representação estrutural, o Kit Mola, que já fora apresentado em uma das aulas anteriores da disciplina. Terminada essa etapa, os grupos deveriam averiguar a estabilidade dos pórticos por meio de uma mesa de teste sísmico e um apetrecho que lançava bolas de aço de pesos progressivos contra os projetos, a fim de aplicar as medidas de prevenção contra fenômenos da natureza, como terremotos e ventos. Segundo os professores, os conjuntos dos Kit Mola foram adquiridos com apoio financeiro do Fundo Patrimonial Amigos da Poli em 2020 via projeto de Melhoria de Ensino liderado pelo professor Valério Almeida. 

Segundo a professora Leila Meneghetti, esse tipo de atividade vem sendo praticada há 8 anos. “Já desenvolvemos modelos em escala reduzida usando canudos de papel, lycra, palitos de madeira, arame, fios de nylon e etc., o que culminou com a montagem de um arco em treliça espacial em escala 1:15 no gramado em frente ao prédio da Engenharia Civil”. 

Em aula, a professora ressaltou a importância de atividades hands on para colocar a “mãos na massa” e desenvolver outras habilidades de aprendizagem. “Planejar, criar e construir os protótipos dos pórticos geram soluções criativas para solucionar problemas cotidianos na área de planejamento de estruturas”, afirma.

Além disso, por serem técnicas integrativas, a metodologia da representação estrutural promove uma maior compreensão da realidade e, ao conseguirem resolver desafios do dia-a-dia, os alunos desenvolvem capacidades paralelas, como a interação entre grupos, expressão pessoal e de decisão e mais profundidade para entender os erros e acertos que a atividade propõe. 

 

Print Friendly, PDF & Email