A Diretoria e a Comissão de Relações Internacionais da Escola Politécnica (Poli) da USP receberam, na manhã do dia 18 de outubro de 2022, uma delegação da Universidade Nova de Lisboa para discutir possíveis parcerias e cooperações entre as instituições. Fundada em 1973, a Universidade Nova de Lisboa possui mais de 20 mil alunos e 1,8 mil docentes. A instituição foi classificada na 77ª posição no último ranking mundial de universidades com menos de 50 anos da consultoria britânica Times Higher Education.

Na foto, da esquerda para a direita, os professores da Poli-USP Adriano Rodrigues Azzoni e Galo Antonio Carillo Le Roux, do Departamento de Engenharia Química, Fernando Josepetti Fonseca, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais, e o diretor da Poli, Reinaldo Giudici. Em seguida os professores da Universidade Nova de Lisboa (UNL), Isabel Rocha, vice-reitora de Pesquisa e Inovação, José Júlio Alferes, diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT-UNL) e Júlia Seixas, vice-reitora de Sustentabilidade da UNL.

Na tarde do dia 18 de outubro, a USP e a Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, celebraram um convênio de cooperação acadêmica. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria, com a presença de dirigentes das duas universidades. Leia mais. A USP e a UNL planejam realizar, em 2023, um workshop com a participação de pesquisadores brasileiros e portugueses de áreas afins, em Portugal. Também há a intenção de que, no futuro, as duas universidades possam estabelecer programas de dupla titulação de graduação e pós-graduação.